Morreu o general Salazar Braga, antigo Chefe do Estado-Maior do Exército
Informação foi avançada pelo Exército.
© Exército
País Exército
Morreu o general Jorge da Costa Salazar Braga, antigo Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME).
"Com profunda consternação, o Exército Português lamenta o falecimento do antigo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Jorge da Costa Salazar Braga, e endereça à família e amigos as mais sentidas condolências", lê-se em nota informativa enviada pelo Exército às redações, admitindo-se "de luto, por ter deixado de contar com um dos seus mais notáveis soldados".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte do general "e envia as mais sentidas condolências à família, aos amigos e ao Exército Português".
Numa nota publicada no website oficial da Presidência da República, o também comandante Supremo das Forças Armadas realçou que Salazar Braga, que foi Chefe do Estado-Maior do Exército entre 1983 e 1986, "foi o primeiro CEME nomeado nos termos da Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas, e constituiu-se como uma ilustre personalidade da vida militar portuguesa, tendo sido várias vezes agraciado pelo Estado Português, nomeadamente com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis".
"Profundo reconhecimento e perene respeito pela sua memória"
"A sua vida e o seu legado justificam um profundo reconhecimento e perene respeito pela sua memória, e constituem fator de motivação e orgulho para todos os que servem nesta secular instituição", lê-se na missiva, onde o Exército enaltece os "valores militares" que Salazar Braga "honrou", com "liderança e clarividência, tendo marcado sucessivas gerações pela sua experiência, assim como pela determinação e coragem que o distinguiram ao longo de uma ímpar carreira", lê-se ainda na nota do Exército.
O corpo do general Salazar Braga estará em câmara ardente, esta quinta-feira, a partir das 18h00, na Capela Mortuária da Igreja de Laveiras, em Caxias. A missa será na sexta-feira, às 14h00, seguindo-se o funeral, no crematório de Barcarena, às 15h30.
Salazar Braga serviu "nos mais elevados cargos", como, por exemplo, os de Diretor do Departamento de Operações, Diretor do Departamento de Logística, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército e Chefe do Estado-Maior do Exército.
Ao longo da sua carreira foi distinguido com "as mais elevadas condecorações", nomeadamente, o Grau de Comendador da Ordem Militar de Avis, 2 Medalhas de Ouro de Serviços Distintos, uma com Palma, 3 Medalhas de Prata de Serviços Distintos, uma com Palma, a Medalha de Mérito Militar, de 2.ª Classe e a Medalha D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, de 1.ª Classe.
Também foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco do Sul do Brasil, o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito de França, o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito Militar do Brasil, o grau de Comendador da Legião de Mérito dos Estados Unidos da América e a Cruz de 2.ª Classe com Distintivo Branco da Ordem de Mérito Militar de Espanha, entre outras.
[Notícia atualizada às 17h01]
Leia Também: Militares com "sentimento de que lhes está a ser feita justiça"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com