Fecho de acesso do Cedro a Santo Ovídio em Gaia obriga a desvio
O acesso pedonal do Bairro do Cedro a Santo Ovídio, em Gaia, vai fechar na próxima semana devido às obras do Metro do Porto, obrigando os peões a dar um percurso maior para chegar à rotunda, anunciou a transportadora.
© Shutterstock
País Gaia
De acordo com um anúncio publicado hoje na imprensa, a Metro do Porto dá conta de que a partir da próxima segunda-feira, 02 de setembro, o percurso pedonal vindo do Bairro do Cedro rumo a Santo Ovídio terá de ser feito pela Rua António Rodrigues da Rocha, contornando o estaleiro das obras da Linha Rubi (Santo Ovídio - Casa da Música).
No local está já executado um desvio pedonal que liga a Rua Conde D. Pedro à Rua António Rodrigues da Rocha, através das ruas Fernão Mendes Pinto e Diogo Couto.
Ao fecho das escadas entre a Praceta Conde D. Pedro e a rotunda de Santo Ovídio alia-se também o corte do tráfego rodoviário entre a Avenida da República e os acessos à autoestrada A1.
"Os automobilistas que pretendam dirigir-se a sul ou entrar na autoestrada devem circular pela Avenida da República até à zona de D. João II e seguir pelo túnel sob a rotunda", refere a Metro do Porto.
A transportadora assegura ainda que "os acessos às habitações, garagens e estabelecimentos serão sempre garantidos".
No local onde vai ser feito o corte ao trânsito pedonal e rodoviário será construído um dos acessos à futura estação de Santo Ovídio da Linha Rubi, bem como um túnel de ligação ferroviária à Linha Amarela (Hospital São João - Vila d'Este).
O valor global de investimento da Linha Rubi (Casa da Música - Santo Ovídio, incluindo nova ponte sobre o rio Douro) é de 435 milhões, um investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui uma nova travessia sobre o Douro, a ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha, que será exclusivamente reservada ao metro e à circulação pedonal e de bicicletas.
Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música.
A empreitada tem de estar concluída até ao final de 2026.
Leia Também: Gaia lança em setembro concurso público para requalificar Jardim do Morro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com