GNR apreende 482 cracas na Terceira. Coima pode chegar aos 3.500 euros
Mais de 400 cracas foram apreendidas no concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, nos Açores, por ter sido ultrapassado o limite diário permitido na apanha por praticante, e dois homens foram identificados, revelou hoje a GNR.
© GNR
País Ponta Delgada
Segundo o Comando Territorial dos Açores da GNR, a apreensão ocorreu no domingo durante uma ação de patrulhamento, no âmbito de uma operação de vigilância e controlo costeiro.
Na altura, os militares da Guarda identificaram dois homens, na zona costeira de Angra do Heroísmo, que tinham "482 cracas, ultrapassando o limite diário permitido de 40 exemplares por praticante, o que levou à apreensão dos exemplares em excesso".
Da ação resultou a identificação dos dois homens, de 57 e 67 anos, e a elaboração de dois autos de contraordenação por apanha de cracas "excedendo os limites legalmente estabelecidos, infração punível com coima até aos 3.500 euros", adianta a GNR em comunicado.
As cracas apreendidas foram entregues a uma instituição de solidariedade social local, após verificação higiossanitária pelo médico veterinário.
Na nota, A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados "de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria" e procurando-se simultaneamente "assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais".
Leia Também: Três detidos em Ponta Delgada por tráfico de droga
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com