Os destroços do Elevador da Glória já foram retirados, mas ainda há muitas perguntas a responder sobre o acidente que matou 16 pessoas e fez mais de 20 feridos, na fatídica tarde de quarta-feira, 3 de setembro.
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) publicará um relatório preliminar "previsivelmente" no prazo de 45 dias. Estava previsto o gabinete revelar já esta sexta-feira uma nota informativa "dando conta das constatações iniciais confirmadas", mas a publicação foi adiada para sábado, 6 de agosto.
Entretanto, o Ministério Público (MP) está 'na mira' de uma possível negligência com a manutenção. Sabe-se que o que motivou o acidente foi um cabo que rebentou, horas depois da inspeção diária, que durou cerca de 30 minutos.
Ontem, o Presidente da República, o primeiro-ministro e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa participaram numa missa pelas vítimas do acidente. Depois, depositaram flores no local da tragédia.
Destaques
- há 11 horas
- há 13 horas
- há 16 horas
- há 16 horas
- há 16 horas
- há 22 horas
Em direto
Fim de acompanhamento
Notícias ao Minuto há 10 horas
Terminamos por aqui o acompanhamento AO MINUTO sobre o acidente com o Elevador da Glória.
Moedas "sabe qual é a única decisão" a tomar "para manter a coerência"
Lusa há 11 horas
O líder parlamentar socialista defendeu hoje que o presidente da Câmara de Lisboa "sabe qual é a única decisão" a tomar "para manter a coerência política" depois de, em 2021, ter exigido a Fernando Medina que se demitisse.
"O engenheiro Carlos Moedas sabe que, em consciência e em coerência, não tem muitas alternativas e por isso percebo o incómodo, o momento é de grande, grande tristeza, mas nós conhecemos bem aquilo que Carlos Moedas exigiu ao presidente da Câmara Fernando Medina, e por isso eu penso que a consciência dele lhe pede, em coerência com aquilo que disse, que tome uma decisão", respondeu Eurico Brilhante Dias aos jornalistas no final de uma reunião com o Governo.
Leia mais aqui.
PM do Luxemburgo visita local do acidente. "Ao lado de Portugal"
Ana Teresa Banha há 13 horas
O primeiro-ministro do Luxemburgo, Luc Frieden, visitou esta tarde o local do acidente com o Elevador da Glória. Friden esteve acompanhado pela sua esposa, Gauthier Destenay, e ambos deixaram flores.
"Expressando as nossas condolências e compartilhando a dor de tantas pessoas após o trágico acidente do Elevador da Glória em Lisboa esta semana", lê-se numa nota partilhada na rede social X (antigo Twitter).
"O Luxemburgo está ao lado de Portugal nestes tempos difíceis", escreveu ainda o primeiro-ministro, já em português.
Expressing our sympathies and sharing the pain of so many following the tragic accident of the Gloria Funicular in Lisbon this week.
— Luc Frieden (@LucFrieden) September 5, 2025
O Luxemburgo está ao lado de Portugal nestes tempos difíceis. 🇵🇹🇱🇺 pic.twitter.com/mkeTE19jST
CDS repudia "aproveitamento eleitoral" e manifesta confiança em Moedas
Lusa há 15 horas
O CDS-PP, que integra o executivo da Câmara Municipal de Lisboa, repudiou hoje tentativas de "aproveitamento eleitoral" do acidente mortal com o elevador da Glória e manifestou confiança no presidente do município, Carlos Moedas.
Oposição na CML não pede demissões enquanto se apuram responsabilidades
Lusa há 15 horas
A oposição na Câmara de Lisboa recusou hoje avançar com pedidos de demissão na sequência do acidente com o elevador da Glória, mas ressalva que o presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD), "é o responsável político máximo" pela Carris.
PCP mantém Avante! após acidente: "Não somos demagogos nem hipócritas"
Ana Teresa Banha há 16 horas
O secretário-geral do Partido Comunista Português, Paulo Raimundo, falou sobre a opção de realizar a Festa do Avante! quando outros eventos foram cancelados devido ao acidente no Elevador da Glória.
"Esta é uma realização que fazemos ligada à vida, aos problemas", começou por explicar em declarações aos jornalistas na Quinta da Atalaia, onde se realiza o evento, e dando conta de que mesmo a situação das infraestruturas, e "do que o Estado devia fazer" e não está feito estará em debate.
"Se quiséssemos ser demagogos, hipócritas, se calhar teríamos tido a atitude que outros tiveram. Não somos nem demagogos, nem hipócritas. A vida aqui está, a correr, para criar as condições também para que acidentes como o que aconteceu não voltem a acontecer", apontou.
O líder comunista referiu ainda que no caminho até à Festa do Avante! estava a ouvir "vários dirigentes partidários" a falar: "E pensei para mim: 'Mas não iam suspender a atividade partidária?'"
Marcelo nos velórios de vítimas da Santa Casa, guarda-freio e mais
Ana Teresa Banha há 16 horas
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente no velório de Ana Paula Lopes, uma das vítimas do acidente no Elevador da Glória. A cerimónia decorre esta tarde na Igreja de Santo Eugénio, em Lisboa.
Marcelo esteve também presente na capela mortuária da Basílica da Estrela ao início da tarde, onde se realizou o velório de André Marques, o guarda-freio do elevador.
Durante a manhã, o Presidente esteve numa missa de homenagem às vítimas mortais da Santa Casa da Misericórdia.
GPIAAF adia para sábado divulgação de nota sobre descarrilamento
Lusa há 16 horas
A nota informativa sobre as constatações iniciais ao acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, prevista para ser divulgada hoje, só será divulgada na tarde de sábado.
"Atendendo a que, como é do conhecimento público, a remoção dos veículos e destroços envolvidos no acidente se prolongou por toda a noite e madrugada e que o GPIAAF teve também a necessidade de acompanhar, esta tarde, diligências adicionais promovidas pelo Ministério Público, que terminaram há pouco, não é possível proceder hoje à publicação da Nota Informativa. A sua publicação será feita durante a tarde de amanhã, sábado", explicou esta tarde à agência Lusa, fonte deste organismo público.
Ferido estável foi transferido do São José para o Amadora-Sintra
Lusa há 16 horas
Um dos feridos do acidente com o elevador da Glória que estava internado no Hospital de São José foi hoje transferido para o Amadora-Sintra, na área da sua residência, adiantou à Lusa fonte hospitalar.
Segundo a Unidade Local de Saúde (ULS) São José, o ferido estava em situação estável e foi transferido para o Hospital Fernando Fonseca, por ser "esta a unidade de saúde da sua área de residência e, desta forma, poder recuperar mais perto da família".
"A notícia que o senhor está vivo trouxe-me uma enorme alegria"
Natacha Nunes Costa há 18 horas
Rui Rio reagiu, esta sexta-feira, ao facto das autoridades portuguesas terem anunciado a morte de um cidadão alemão, pai de um menino que emocionou o país, ao ser resgatado dos escombros do Elevador da Glória, no dia do acidente.
Para o líder do PSD, "Portugal sai muito mal perante a irresponsabilidade de anunciar esta morte, obrigando os avós da criança a virem da Alemanha num sofrimento brutal para levantar o corpo e apoiar o neto".
No entanto, admite que "a notícia de que o senhor está vivo, trouxe uma enorme alegria".
Portugal sai muito mal perante a irresponsabilidade de anunciar esta morte, obrigando os avós da criança a virem da RFA num sofrimento brutal para levantar o corpo e apoiar o neto.
— Rui Rio (@RuiRioPT) September 5, 2025
Mas a notícia de que O SENHOR ESTÁ VIVO, trouxe-me uma enorme alegria. https://t.co/J0RYlwXnTl
Pai de criança "nunca foi identificado como sendo 1 das vítimas mortais"
Natacha Nunes Costa há 19 horas
O alemão, pai da criança de 3 anos, retirada dos escombros do Elevador da Glória, no tarde do acidente, "nunca foi identificado como sendo uma das vítimas mortais", segundo a médica de medicina legal, Inês Abundância.
Em entrevista à CNN Portugal, a profissional garantiu que o homem "não estava no Instituto de Medicina Legal (IML)" e que "nunca foi identificado como sendo uma das vítimas mortais".
O erro de identificação terá ocorrido, "provavelmente por não se saber do paradeiro" do alemão.
"Não se tratará de um erro administrativo. Terá sido a PJ a transmitir essa informação. Essa identificação, a ser feita, terá sido pela PJ", atirou.
Indemnizações podem rondar os 70 a 80 mil euros por vítima
Natacha Nunes Costa há 19 horas
O advogado Pedro Duro sugeriu, na SIC Notícias, na noite de ontem, que a Carris e a empresa de manutenção poderão ser responsabilizadas pelo acidente, dependendo da análise ao equipamento, algo que ainda está a ser feito.
"Podem recair sobre ambas. Depende sobre o que terá acontecido na análise do funcionamento daquele equipamento e na própria vistoria do cabo", começou por dizer, revelando que as indemnizações, a serem pagas pela entidade gestora, poderão rondar os 70 a 80 mil euros por vítima, antevendo uma longa batalha jurídica para concluir este caso.
Urgência do Sta Maria estava fechada, mas ortopedistas acorreram ao local
Natacha Nunes Costa há 20 horas
A urgência de ortopedia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, estava encerrada no dia do acidente do Elevador da Glória. No entanto, revela hoje a revista Sábado, cerca de 10 especialistas apresentaram-se prontamente ao serviço para socorrer oito das vítimas do descarrilamento.
Segundo a mesma publicação, os médicos ortopedistas chegaram 10 minutos depois de "soarem os alarmes", algo que o presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, refere ser o procedimento normal e fazer parte do código ético e deontológico da profissão.
Dono da empresa de manutenção de elevadores não aparece nas instalações
Natacha Nunes Costa há 20 horas
A empresa responsável pela manutenção do Elevador da Glória - assim como pelos restantes elevadores geridos pela Carris - não dá explicações sobre o acidente e o dono, segundo a SIC Notícias, não aparece nas instalações desde essa altura.
Segundo este canal de televisão, o dono da Main não tem aparecido na companhia, que tem sede em Almada, e nenhum funcionário quer dar explicações sobre o descarrilamento do ascensor, que provocou 16 mortos e mais de 20 feridos.
Marcelo na missa em homenagem a trabalhadores da Santa Casa
Catarina Correia Rocha há 21 horas
Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença, esta sexta-feira, na missa celebrada em homenagem aos trabalhadores da Santa Casa que foram vítimas da tragédia do Elevador da Glória. Teve início esta sexta-feira, dia 5, pelas 12h30, na Igreja de São Roque, em Lisboa.
À saída, o Presidente da República não prestou declarações.
Recorde-se que quatro colaboradores da instituição morreram no acidente do Elevador da Glória - e outros dois mantêm-se hospitalizados.
Tragédias com ascensores são raras, mas já aconteceram. Recorde duas
Natacha Nunes Costa há 21 horas
Tragédias com ascensores, como a que aconteceu na passada quarta-feira, com o icónico Elevador da Glória, em Lisboa, são raras, pelo menos nas últimas décadas, mas já aconteceram.
A mais mortal ocorreu há 25 anos, nos Alpes austríacos. Já no Brasil, seis pessoas morreram após o "bondinho de Santa Teresinha" ter tombado.
Recorde aqui estes dois acidentes.
"Foi o pânico total". Francesa recorda acidente no Elevador da Glória
Márcia Guímaro Rodrigues há 21 horas
Uma turista francesa, que seguia na segunda cabina do Elevador da Glória, recordou o "pânico total" que viveu durante o descarrilamento de quarta-feira e afirmou que está "em estado de choque".
"Foi o pânico total", começou por contar a mulher, identificada como Béatrice, à estação francesa BFMTV.
Leia mais aqui
Filha "não queria ir de pé" e salva mãe de tragédia no Elevador da Glória
Márcia Guímaro Rodrigues há 21 horas
Mabel e a filha, duas turistas espanholas, escaparam por pouco ao descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, na passada quarta-feira. Isto porque, quando estavam prestes a entrar no funicular, a filha desistiu porque estava "muita gente em pé".
"A minha filha disse-me: 'Mãe, não vamos entrar neste porque está muita gente em pé. Vamos esperar pelo próximo'", contou a mãe à rádio espanhola Cadena SER.
Leia a história aqui
Ucraniano que morreu no Elevador da Glória vivia há vários anos em Lisboa
Natacha Nunes Costa há 22 horas
A Embaixada da Ucrânia em Portugal lamentou, na redes sociais, a morte de um cidadão ucraniano no acidente do Elevador da Glória, que fez 16 vítimas mortais.
"A Embaixada da Ucrânia em Lisboa e a comunidade ucraniana em Portugal receberam com profundo pesar a notícia do trágico acidente no elevador da Glória, que causou numerosas vítimas. Expressamos as nossas mais sinceras condolências às famílias das vítimas e a todos os afetados por esta terrível tragédia, bem como ao povo de Portugal. Neste momento de profundo luto, os nossos pensamentos e orações estão convosco. A Ucrânia está solidária com a República Portuguesa nesta difícil provação", lê-se na publicação.
Sem revelarem nomes, a associação de ucranianos em Portugal, SPILKA, disse que a vítima era natural da cidade de Ternopil, nasceu em 1971, e que vivia em Portugal há vários anos, tendo-se estabelecido por cá antes do início da guerra na Ucrânia.
No entanto, segundo a SIC Notícias, o homem vivia em Lisboa "ao abrigo do regime de proteção para refugiados da guerra".
Google está de luto pelas vítimas do acidente em Lisboa
Miguel Patinha Dias há 22 horas
O país (e o mundo) continuam em choque com o descarrilamento do Elevador da Glória em Lisboa e, depois de vários líderes e chefes de estado terem expressado as condolências com as famílias das 16 vítimas mortais, a Google também decidiu manifestar-se publicamente.
“Os nossos corações estão com as vítimas e famílias do grave acidente em Lisboa”, pode ler–se nesta mensagem deixada pela empresa tecnológica norte-americana no motor de busca. O YouTube também decidiu mostrar-se solidário com as vítimas deste acidente.
Chega "exige consequências". "Houve responsáveis, políticos, técnicos"
Natacha Nunes Costa há 22 horas
O líder do Chega acaba de reagir ao descarrilamento do Elevador da Glória. Para André Ventura "deve haver uma rápida averiguação dos factos" e responsabilização, tanto "política" como "técnica e operacional".
"Devemos dar ao mundo a garantir de segurança e que o futuro não trará situações como esta", começou por salientar Ventura, acrescentando que "a imagem do país e de Lisboa não pode ficar manchada por este acidente".
Apesar de admitir que "este é o momento de tratarmos das vítimas e apoiar as famílias", o presidente do partido da oposição diz que "olhar para o lado é um erro do ponto de vista política" e "exige consequências", sublinhado que "houve responsáveis de natureza política, técnica e operacional" pelo acidente que matou 16 pessoas, no passado dia 3 de setembro, em Lisboa e que isso precisa ser averiguado.
Pedro Nuno Santos: "É inevitável" que Moedas assuma responsabilidades
Natacha Nunes Costa há 22 horas
O ex-líder do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, defendeu, esta sexta-feira, no Facebook, que "é inevitável" que o atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, assuma as "responsabilidades políticas" do acidente com o Elevador da Glória.
"Tenho visto algumas pessoas tentarem evitar o inevitável: a assunção de responsabilidades políticas pelo atual Presidente da CML. Moedas é prisioneiro das suas próprias declarações em 2021, quando exigiu a demissão de Fernando Medina. Moedas dizia que era necessário um novo tipo de políticos, os que assumiam as suas responsabilidades, mesmo perante um 'erro técnico'. Sobre responsabilidade política, para sabermos quem a tem neste caso, não é preciso esperar por nenhuma investigação", escreveu.
Praça dos Restauradores volta a aparente normalidade
Lusa há 23 horas
A aparente normalidade regressou à Praça dos Restauradores, em Lisboa, menos de dois dias depois do descarrilamento do elevador da Glória, que provocou a morte a 16 pessoas, entre portugueses e estrangeiros.
As baias da Câmara Municipal de Lisboa e as fitas de segurança da Polícia Municipal e Proteção Civil delimitam agora a base da Calçada da Glória, impedindo a passagem.
Na subida, esta manhã, encontravam-se trabalhadores a remover os paralelepípedos de granito junto aos carris para dentro de uma carrinha de caixa aberta e, segundo a Proteção Civil de Lisboa, durante o dia de hoje vão ser realizados os "trabalhos de repavimentação e reposição da calçada".
Ao longe, o Coração de Viana, com a inscrição Lisboa, pintado no edifício cor-de-rosa, mantém-se visível, mas desta vez a imagem não é acompanhada pelo mítico elevador amarelo que subia e descia a colina lisboeta.
Leia mais aqui
Oleiros chora morte de André, guarda-freio do Elevador da Glória
Natacha Nunes Costa há 23 horas
A freguesia de Sarnadas de S. Simão, no concelho de Oleiros, chora a morte de André Marques, o guarda-freio do Elevador da Glória, que morreu na passada quarta-feira, 3 de setembro no fatídico acidente do ascensor.
À SIC Notícias, vários locais admitiram estar em choque com a morte do filho da terra, que teria 40 anos e dois filhos menores.
"Estamos de rastos. Não há palavras para descrever esta perda", confessou uma habitante da pequena povoação ao canal de televisão.
Apesar de há muito radicado em Lisboa, as visitas à aldeia eram praticamente quinzenais, para apoiar a mãe.
Composição destruída foi transportada até cadeia de Tires
Natacha Nunes Costa há 23 horas
A cabine do Elevador da Glória que ficou completamente destruída no acidente de quarta-feira, 3 de setembro, foi transportada até ao Estabelecimento Prisional de Tires, com a escolta da Polícia Judiciária (PJ), para continuar a investigação do acidente, segundo a CNN Portugal.
Carris restaura Calçada da Glória
Natacha Nunes Costa há 23 horas
Depois de durante a madrugada desta sexta-feira, terem sido retiradas as composições do Elevador da Glória, a Carris tenta agora tapar os grandes buracos que ficaram marcados no chão da Calçada da Glória, devido ao acidente que matou 16 pessoas de oito nacionalidades diferentes, entre as quais cinco portugueses.
Funcionários da Santa Casa feridos em acidente permanecem hospitalizados
Natacha Nunes Costa há 1 dia
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa emitiu, esta sexta-feira, uma nota de pesar onde confirma a morte de quatro colaboradores da instituição no acidente do Elevador da Glória e a hospitalização de outros dois.
"A família Santa Casa está de luto e as palavras não chegam para expressar a enorme tristeza que nos une neste momento de dor e consternação", lê-se no comunicado.
A Instituição confirma, ainda, que permanecem hospitalizados dois colaboradores, aos quais já expressou votos de rápidas melhoras.
Além de terem disponibilizado um gabinete de suporte emocional e clínico, para apoiar os colaboradores e respetivas famílias neste momento difícil, a Misericórdia de Lisboa irá celebrar uma missa esta sexta-feira, dia 5, pelas 12h30, na Igreja de São Roque, em homenagem aos trabalhadores que foram vítimas nesta tragédia, uma vez que considera que "nestas circunstâncias muitos encontram conforto na fé".
Suíça confirma cidadã entre as vítimas mortais e outra entre feridos
Natacha Nunes Costa há 1 dia
A Suíça confirmou, à CNN Portugal, que tem uma cidadã nacional entre as vítimas mortais do acidente no Elevador da Glória e outra entre os feridos.
De acordo com o canal de televisão foi o departamento Federal dos Negócios Estrangeiros que confirmou a informação. "Uma cidadã suíça morreu no acidente com o ascensor em Lisboa. Outra cidadã suíça ficou ferida", anunciaram.
Entretanto, nas redes sociais as autoridades suecas colocaram também uma nota a dar conta da tragédia.
The FDFA confirms with sadness that a Swiss citizen lost her life and another was injured in the Gloria funicular accident in Lisbon on Wednesday, 3 September.
— Swiss MFA (@SwissMFA) September 5, 2025
Our thoughts are with all the victims as well as with all those who lost someone in this tragedy. https://t.co/x7NQfJjIdR
Italiana ferida no Elevador da Glória. "Tremia, vomitei, vi corpos"
Natacha Nunes Costa há 1 dia
Stefania Lepidi é uma das passageiras que ficou ferida no fatídico acidente do Elevador da Glória, no passado dia 3 de setembro, em Lisboa, que ceifou a vida a 16 pessoas e deixou mais de 20 feridas.
A italiana seguia com o filho, de 25 anos, na composição mais próxima dos Restauradores, a que ficou praticamente intacta. Partiu um braço e está em choque com o que viu. Mas tem consciência de que se estivesse na outra cabine, "talvez agora não estivesse aqui".
Alemão, pai do menino de três anos ferido, encontrado com vida
Márcia Guímaro Rodrigues há 1 dia
O pai do menino de três anos que sobreviveu ao descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, foi encontrado com vida após as autoridades terem assumido que tinha morrido. Segundo a CNN Portugal, é um dos feridos que está internado no Hospital de São José.
A estação televisiva revela que a família do cidadão alemão veio para Portugal para identificar o corpo no Instituto de Medicina Legal. No entanto, não encontraram o corpo e decidiram, já nas ruas da capital, mostrar a uma fotografia do familiar a um polícia.
A família foi, então, encaminhada para o Hospital de São José, onde estava um ferido por identificar e apurou-se que se tratava do cidadão alemão.
Roberto Martínez demonstra solidariedade com as vítimas
Rodrigo Querido há 1 dia
O selecionador nacional, Roberto Martínez, deixou, esta sexta-feira, uma mensagem de solidariedade para com as vítimas do acidente no elevador da Glória.
"Em primeiro lugar, quero enviar os nossos sentimentos às famílias e amigos às vítimas do Elevador da Glória", frisou o treinador espanhol, logo no início da conferência de imprensa de antevisão ao jogo em casa da Arménia, que marca o início da caminhada de Portugal na fase de qualificação para o Mundial'2026.
"Constatações iniciais" do acidente conhecidas hoje
Natacha Nunes Costa há 1 dia
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), em conjunto com outras entidades, concluiu as perícias no local do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, remetendo informações para sexta-feira.
"O GPIAAF, em conjunto com a Polícia Judiciária (PJ) e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) terminou a recolha de indícios no local. Durante a tarde de amanhã [sexta-feira] vai publicar uma Nota Informativa a dar conta das constatações iniciais e da orientação que a investigação irá prosseguir", avançou hoje à agência Lusa fonte deste organismo público.
Leia mais aqui
Oito vítimas mortais já foram identificadas. O que se sabe?
Natacha Nunes Costa há 1 dia
O acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, provocou 16 vítimas mortais e mais de 20 feridos de várias nacionalidades. Segundo as autoridades, já foi determinada oficialmente a identidade de oito mortos.
Cinco são de nacionalidade portuguesa, duas de nacionalidade coreana e uma suíça. Segundo a Procuradoria-Geral da República, "estão em curso os procedimentos para a identificação das restantes oito".
Italiana ferida descreve momentos de horror. "Sangue por todo o lado"
Natacha Nunes Costa há 1 dia
Uma italiana que sobreviveu ao acidente do Elevador da Glória descreveu ao Corriere della Sera os momentos de horror que viveu, em Lisboa, no passado dia 3 de setembro.
A mulher, que viajava com o filho na cabine mais próxima dos Restauradores e que ficou praticamente intacta, partiu um braço. No entanto, acredita que se estivesse na outra cabine, "talvez agora não estivesse aqui".
Stefania Lepidi ficou "muito assustada". "Via sangue por todo o lado, comecei a tremer, a vomitar, aquelas duas horas foram de angústia: disseram-me que não me podiam ajudar de imediato, porque havia mortos. Tinha suores frios, o suor congelava-me na pele, as minhas costas doíam, e a certa altura puseram-me uma manta térmica", contou.
Destroços do Elevador da Glória já foram retirados
Natacha Nunes Costa há 1 dia
Os destroços do Elevador da Glória já foram retirados da Calçada da Glória. A operação de remoção da composição aconteceu durante a noite de quinta-feira e a madrugada de hoje.
Os trabalhos foram acompanhados pela Polícia Judiciária (PJ).
Ministro francês confirma morte de mulher no acidente: "Trágico"
Catarina Correia Rocha há 1 dia
Jean-Noël Barrot, ministro francês dos Negócios Estrangeiros, confirmou, esta sexta-feira, que uma mulher francesa morreu no acidente do Elevador da Glória: "Temos a confirmação da morte de uma das nossas compatriotas no trágico acidente em Lisboa", escreveu na rede social X.
"Os nossos pensamentos estão com a sua família e os entes queridos. A embaixada está à sua disposição para os acompanhar", acrescentou.
Nous avons la confirmation du décès d’une de nos compatriotes dans le tragique accident survenu hier à Lisbonne.
— Jean-Noël Barrot (@jnbarrot) September 5, 2025
Nous adressons toutes nos pensées à sa famille et à ses proches. L’ambassade se tient à leur disposition pour les accompagner.
Carris reduziu vistorias de 24 horas diárias para inspeções de 30 minutos
Natacha Nunes Costa há 1 dia
Revela hoje o jornal Público que a Carris reduziu vistorias de 24 horas diárias para inspecções de 30 minutos.
"Até 2007, o trabalho de manutenção dos elevadores da cidade de Lisboa era feito exclusivamente pela Carris que dispunha de uma equipa de 24 homens dedicados à manutenção dos ascensores da Glória, do Lavre, da Bica e de Santa Justa. Por estranho que hoje pareça, essa actividade durava 24 horas por dia com dois operários em turnos de oito horas em cada um dos ascensores. Ou seja, havia sempre duas pessoas a tratar da manutenção e do bom funcionamento dos ascensores. Além dos guarda-freios, claro", lê-se no jornal.
Comissões de Trabalhadores criticam 'outsourcing' da manutenção da Carris
Lusa há 1 dia
A Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Região de Lisboa (CIL) criticou hoje o 'outsourcing' dos serviços de manutenção da Carris, no quadro do acidente que envolveu o Elevador da Glória.
Num comunicado, a CIL defendeu que os serviços de manutenção da Carris devem ser executados por trabalhadores da empresa "e não por 'outsourcing', que só visam o lucro".
A comissão dá como exemplo o Metro de Lisboa: "veja-se a vergonha de haver tantas escadas rolantes inoperacionais, algumas há anos".
Alexandra Leitão "não pede demissão" de Moedas mas 'alerta' sobre 45 dias
Ana Teresa Banha há 1 dia
Alexandra Leitão, cabeça de lista da coligação PS/Livre/BE/PAN à Câmara de Lisboa, apelou a respostas "em tempo no útil" em relação ao acidente com o Elevador da Glória, que fez até agora 16 vítimas mortais.
Em entrevista à SIC Notícias, a socialista deixou claro que à altura, com os dados que existem, não pede a demissão do atual presidente da autarquia: "Não peço a demissão de Carlos Moedas, ao contrário do que o próprio fez em 2021 em relação a Fernando Medina quando disse que 'erros técnicos têm de ter consequências políticas'. Com a moderação que me é conhecida, não peço a demissão."
Marcelo enviou cartas de condolências a homólogos de países com vítimas
Lusa há 1 dia
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou cartas de condolências a chefes de Estado de países com cidadãos vítimas do acidente de quarta-feira com o elevador da Glória em Lisboa.
Esta informação foi divulgada hoje à noite através de uma nota no sítio oficial da Presidência da República na Internet.
Leia mais aqui
GPIAAF assegura: Histórico de manutenção será analisado exaustivamente
Lusa há 1 dia
O historial de manutenção e supervisão do elevador da Glória será analisado exaustivamente pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF), que vai contar com ajuda externa na sua investigação.
Em conferência de imprensa na sede da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, o coordenador do GPIAAF, Nelson Oliveira disse que será analisado "tudo o que seja relevante para a investigação".
Leia mais aqui
Início de acompanhamento
Natacha Nunes Costa há 1 dia
Bom dia! Iniciamos aqui mais um Ao Minuto de acompanhamento do trágico acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, que fez mais de uma dezena de mortos e duas dezenas de feridos. Recorde o que se passou ontem: