Docentes da segurança social vão recorrer para tribunal
A maioria dos docentes que trabalham no Instituto de Segurança Social (ISS), colocados na requalificação profissional, vai recorrer individualmente para tribunal, quando notificados da decisão, avançou hoje a Federação Nacional dos Professores (Fenprof).
© Global Imagens
País Requalificação
O dirigente da Fenprof, António Quitério, disse à agência Lusa que a última lista publicada aponta para 120 professores, num universo de 700 trabalhadores do ISS em processo de requalificação, quando, inicialmente, a lista se compunha de 139 docentes.
Além do recurso individual de cada docente, a Fenprof pediu também ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra que declare a nulidade do efeito das listas nominativas dos trabalhadores do ISS, colocados na requalificação, publicadas a 29 de dezembro.
Cerca de meia centena de funcionários do ISS colocados na requalificação manifestaram-se hoje à tarde, em frente à Assembleia da República, em Lisboa, contra a decisão do Governo, enquanto decorriam as audições parlamentares sobre a racionalização dos trabalhadores.
Ao longo da tarde, os manifestantes assistiram às audições da presidente do Instituto da Segurança Social (ISS), Mariana Ribeiro Ferreira, e do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, através de um ecrã instalado num estúdio móvel, no exterior do parlamento, cuja transmissão era constantemente interrompida.
Empunhando bandeiras da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas do Norte, os manifestantes exibiam também cartazes pintados de negro onde se lia "Je suis trabalhador".
Entre os manifestantes encontravam-se professores, assistentes operacionais e terapeutas da fala, trabalhadores do ISS que confessam ter sido apanhados de surpresa.
O deputado do Partido Comunista Português (PCP) António Filipe juntou-se aos manifestantes, para manifestar solidariedade, considerando "injusta e absurda" a decisão do Governo.
António Filipe adiantou que o PCP vai apresentar, na quinta-feira, um projeto de lei para revogar a requalificação dos trabalhadores do ISS.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com