Nova terapia para tumor que afecta dois milhões de mulheres aprovada
Meia centena de especialistas em ginecologia aprovam esta sexta-feira em Viana do Castelo, as regras para tratamento dos miomas uterinos, um tumor benigno que só em Portugal afecta cerca de dois milhões de mulheres.
© DR
País Ginecologia
"Na maioria dos casos é uma patologia que pode passar despercebida e ser assintomática. Numa percentagem que se estima em 30% das mulheres poderá dar sintomas, como hemorragias uterinas anormais, menstruações muito abundantes e prolongadas, até provocar anemia", explicou à agência Lusa a presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), Fernanda Águas.
Nos casos de "crescimento demasiado", nas fibras musculares do útero, estes miomas podem provocar o aumento do volume do abdómen e compressão de outros órgãos, "causando dores", explica a especialista.
Factores como a idade, história familiar, hábitos alimentares ou obesidade "podem aumentar o risco de uma mulher desenvolver miomas".
O consenso nacional sobre o diagnóstico, tratamentos médicos e cirúrgicos e casos especiais desta patologia será aprovado hoje por meia centena de especialistas, no primeiro de dois dias da 175.ª reunião da SPG.
Este encontro realiza-se em Viana do Castelo e envolve, nos dois dias, cerca de 200 profissionais desta área.
"Pretendemos uniformizar as condutas e padrões de tratamento para facilitar a vida a quem tem uma situação dessas para tratar e às pessoas que têm o problema e que podem conhecer melhor as diferentes opções que lhes podem ser dadas, participando nessa decisão", disse ainda Fernanda Águas.
Segundo números da SPG, os miomas uterinos afectam entre 30 a 60% da população feminina em geral. Nas mulheres em idade reprodutiva a incidência da patologia situa-se entre 20 a 40%.
"Só em Portugal estima-se que afectem 2 milhões de mulheres", admite aquela sociedade.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com