Presidenciais: Saiba qual foi a freguesia com maior taxa de abstenção
Eleições presidenciais do último domingo deram a vitória a Marcelo Rebelo de Sousa, que se tornará no próximo Presidente da República.
© Reuters
País Eleições
De acordo com dados divulgados pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna - Administração Eleitoral, Marcelo Rebelo de Sousa tornou-se no próximo Presidente da República, com 52% dos votos.
António Sampaio da Nóvoa foi o segundo mais votado, com 22,89%, seguido de Marisa Matias (10,13%), Maria de Belém (4,24%), Edgar Silva (3,95%), Vitorino Silva (3,28%), Paulo de Morais (2,15%), Henrique Neto (0,84%), Jorge Sequeira (0,30%) e Cândido Ferreira (0,23%).
A Marktest divulgou esta terça-feira algumas leituras sobre os dados relativos à distribuição de votos pelas freguesias. Ficamos a saber, por exemplo, que a freguesia de Isna, no concelho de Oleiros, foi onde se registou a mais alta taxa de participação nas eleições, com 78,35% da população a registar o seu voto.
No sentido oposto, verifica-se que a freguesia de Esperança e Brunhais, no concelho de Póvoa de Lanhoso, foi onde se registou a maior taxa de abstenção, com apenas 17.08% dos 884 inscritos nesta freguesia a irem às urnas. Porém, o presidente da junta desta freguesia, António Marques, esclarece ao Notícias ao Minuto que dos "884 eleitores inscritos, votaram 323 eleitores, o que dará uma percentagem de 36% de votantes", garantindo assim que a taxa de abastenção não foi de 17,08%.
Existiu até um boicote, conforme foi noticiado, na freguesia de Muro, concelho de Trofa. A votação acabou por não se realizar no domingo passado mas sim esta última terça-feira.
Os dados da Marktest indicam ainda que Marcelo Rebelo de Sousa foi o favorito incontestável em quase todo o país: foi o mais votado em todos os concelhos, à exceção de 17 concelhos dos distritos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal.
Já Sampaio da Nóvoa foi o mais votado na Moita, Aljustrel, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Vidigueira, Alandroal, Portel, Viana do Alentejo, Campo Maior, Gavião, Alcácer do Sal, Barreiro e Grândola. Enquanto Edgar Silva reuniu a preferência de Avis.
[Notícia alterada com informação do presidente da junta da freguesia de Esperança e Brunhais]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com