Comissão do Ambiente preocupada com central nuclear de Almaraz
O presidente da comissão parlamentar do Ambiente, Pedro Soares, disse hoje que este organismo manifestou a sua preocupação ao Governo português sobre a central nuclear espanhola de Almaraz e que a resposta obtida "não tranquiliza a comissão".
© Getty Images
País Pedro Soares
"Logo que houve o incidente mais recente em Almaraz, que foi denunciado por inspetores da própria autoridade espanhola, a comissão enviou uma carta ao ministro [do Ambiente] manifestando as suas profundas preocupações e pedindo esclarecimentos sobre a capacidade do Governo português de enfrentar uma situação de risco, que existe efetivamente", disse o presidente da comissão parlamentar do Ambiente, Pedro Soares.
Segundo este responsável, a resposta obtida "não tranquiliza" a comissão parlamentar do Ambiente.
Em declarações à agência Lusa no final de um encontro realizado com ambientalistas portugueses e espanhóis que entregaram um dossiê sobre a central nuclear espanhola de Almaraz, Pedro Soares adiantou que a resposta do governo português "foi transmitir a resposta das autoridades espanholas, que é dizer que está tudo bem, não há problema nenhum, a central é perfeitamente segura".
O deputado bloquista e presidente da comissão parlamentar de Ambiente sublinhou que vão continuar a insistir com a questão de Almaraz e mostrou-se otimista de que haverá iniciativas parlamentares no sentido de aumentar a capacidade de exigência relativamente a estas questões.
A comissão parlamentar de Ambiente iniciou hoje uma visita de quatro dias ao longo do rio Tejo.
O objetivo passa pela recolha de informação sobre as várias situações de relato de focos de poluição ao longo do rio.
Pedro Soares disse ainda que a comissão parlamentar de Ambiente colocou como seu desígnio para esta sessão legislativa contribuir para a melhoria da qualidade do rio Tejo.
"Têm chegado várias denúncias e relatos de várias situações de focos de poluição, de preocupações, como ficou aqui claro e o pior que podia acontecer era a comissão ficar indiferente", sustentou.
Este responsável sublinhou que o problema do Tejo é uma questão central, pois trata-se do principal curso de água em Portugal e tem um impacto decisivo em termos nacionais e internacionais.
"Queremos que todo este trabalho em conjunto com as várias autoridades portuguesas tenha uma conclusão, que é a melhoria efetiva" da qualidade do rio Tejo, concluiu.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com