Bosch, Siemens e Balay alertam clientes para risco de explosão em fogões
Em causa estão determinados modelos de fogões a gás destas três marcas relativamente ao encaixe da ligação a gás.
© iStock
País Eletrodomésticos
Se tem algum fogão a gás da Bosch, da Siemens ou da Balay, esta notícia é para si. O grupo BSH, fabricante de eletrodomésticos para estas marcas, informou que pode haver a possibilidade ("rara") de um risco de explosão nas cozinhas devido a um problema técnico.
De acordo com um comunicado, que pode ler aqui, em causa “está um eventual risco de explosão relativo ao encaixe da ligação a gás de determinados fogões a gás”, produzidos entre 2006 e 2011.
“Em determinadas circunstâncias, poderá dar-se uma fuga de gás e, em casos extremamente raros, constituir um potencial risco de explosão”, acrescentaram. Assim, de modo a evitar qualquer tipo de problema, “os proprietários de um aparelho afetado devem desligar imediatamente o fornecimento de gás do aparelho e suspender a utilização do mesmo até à substituição do encaixe da ligação”.
Para verificar se o seu aparelho se encontra abrangido nesta falha, pode consultar esta página, onde poderá fazer uma simulação e perceber se o seu fogão tem esta falha no encaixe da ligação a gás.
Segundo o La Vangardia, existe um total de 5.699 de unidades afetadas, das quais 5.653 pertencem à Balay, 35 são da marca Bosch e 11 da Siemens. Caso tenha um destes aparelhos, a empresa espanhola garante “a substituição gratuita do componente defeituoso, realizada por um dos nossos técnicos”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com