Novo quartel dos sapadores custou 1,5 milhões e servirá 75 mil habitantes
O novo quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) lisboeta, hoje inaugurado na Alta de Lisboa, custou cerca de 1,5 milhões de euros, terá um efetivo de 40 operacionais e vai servir 75.000 habitantes de duas freguesias.
© Global Imagens
País Alta de Lisboa
Com a inauguração do posto de segurança avançada do RSB na zona da Alta de Lisboa, no Lumiar, a capital passa a ter 11 quartéis "colocados estrategicamente na cidade" para uma resposta mais rápida e que "garantem um socorro mais próximo", afirmou o comandante do RSB, Pedro Patrício, no seu discurso.
A nova infraestrutura servirá os mais de 45.000 habitantes da freguesia do Lumiar e os 30.000 da freguesia de Santa Clara.
"Esta inauguração tem um sentido especial. A verdade é que esta zona da cidade de Lisboa, entre Santa Clara e o Lumiar, tem crescido ao longo dos últimos anos e era uma zona que era o nosso ponto mais frágil do ponto de vista da cobertura territorial do dispositivo dos bombeiros", disse, por seu lado, o presidente da Câmara de Lisboa.
Fernando Medina explicou que o quartel era uma prioridade para o município, identificada há cerca de dois anos, quando o executivo aprovou a reorganização do dispositivo global, e destacou as vantagens para os habitantes das duas freguesias.
"Ganham com este novo quartel uma capacidade e um nível de segurança e de efetividade de resposta que verdadeiramente não tinham. Hoje, o nosso Regimento de Sapadores Bombeiros fica mais forte, mais capaz de dar a todos aquilo que toda gente espera dos serviços da câmara e do Regimento de Sapadores Bombeiros: segurança, proteção e eficácia em caso de eventos, de riscos, de catástrofes e todo o tipo de problemas", salientou o autarca.
Em dezembro de 2015, Fernando Medina anunciou o início da construção do posto de segurança avançada do RSB na Alta de Lisboa, zona "com elevada densidade populacional e que estava mais afastada [do que as restantes] dos tempos adequados de resposta", em caso de emergência.
Na ocasião, a conclusão da obra, hoje inaugurada, era apontada para o final de 2016.
O novo quartel tem aproximadamente 2.000 metros quadrados distribuídos pelas áreas operacional, de treino e desportiva, esperando-se ainda alguns investimentos em equipamentos "para melhorar as condições e o ambiente de trabalho dos bombeiros", segundo o comandante do RSB, Pedro Patrício, que deixou ainda uma promessa depois de ver cumprido "este longínquo e ambicionado projeto" na zona da Alta de Lisboa.
"Finalmente vemos esse sonho realizado. Comprometemo-nos a garantir ainda mais e melhor socorro", assegurou o comandante do RSB.
Fernando Medina reiterou que em outubro deste ano espera a entrada de mais 100 novos bombeiros para o RSB de Lisboa.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com