CDS-PP aponta crescimento fraco e economia pouco competitiva
O porta-voz do CDS-PP apontou hoje a posição "muito negativa" de Portugal face aos restantes estados-membros da União Europeia, com um crescimento fraco e uma economia pouco competitiva, apesar da conjuntura benéfica.
© Global Imagens
Política João Almeida
"Somos o terceiro pior país em termos de crescimento económico no início deste ano, sendo que um dos países que está atrás de Portugal é a Itália, que hoje vive uma situação de grande instabilidade política", afirmou João Almeida.
Falando aos jornalistas no parlamento, o dirigente e deputado centrista salientou que os números revelados hoje pelo gabinete estatístico da União Europeia, Eurostat, mostram que, não só o crescimento de Portugal é "fraco" como a economia se revela "muito pouco competitiva", ao fim de três anos de Governo do PS.
"É preciso olhar para esta realidade e perceber que, beneficiando de uma conjuntura como nunca beneficiou desde que entrou para a União Europeia, Portugal tinha de aproveitar esta oportunidade de uma forma muito mais útil, o que não está a acontecer", defendeu.
O crescimento das economias da zona euro e da União Europeia (UE) abrandou no primeiro trimestre do ano, quer em termos homólogos, quer face ao período anterior, divulga o Eurostat.
Em Portugal, entre janeiro e março, o PIB cresceu 2,1% em termos homólogos e 2,1% face ao trimestre anterior.
No conjunto dos países do euro, o Produto Interno Bruto (PIB) progrediu 2,5%, entre janeiro e março, face ao mesmo período de 2017, abaixo do crescimento homólogo de 2,8% registado no quarto trimestre de 2017.
Na UE, o PIB cresceu 2,4% no primeiro trimestre em termos homólogos, abaixo dos 2,7% de crescimento homólogo registado entre outubro e dezembro de 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com