O "egoísmo político do PCP está à beira de destruir" a Geringonça
Enquanto os partidos da coligação governamental trocam galhardetes surdos, a oposição ao Governo aproveita para afiar as armas, garante Alfredo Barroso.
© Facebook/Alfredo Barroso
Política Alfredo Barroso
Na senda de uma entrevista dada por Jerónimo de Sousa, na qual o líder do PCP diz que “termina o mito de que era possível fazer a quadratura do círculo”, isto é, “corresponder à reposição de direitos e aceitar a submissão aos ditames da União Europeia e do Euro”, Alfredo Barroso faz uma análise daquela que é, na sua opinião, a estratégia do PCP para recuperar os votos 'roubados' pelos bloquistas.
“Mas só agora é que Jerónimo de Sousa terá percebido que este Governo do PS nunca iria abandonar o Euro ou a União Europeia?”, questiona o antigo secretário de Estado, para de seguida colocar nova pergunta no ar: “Tratar-se-á de um caso de compreensão lenta?”.
Para aquele que foi um dos membros fundadores do Partido Socialista “talvez não” se trate de um caso de compreensão lenta, mas sim de uma conclusão a que o secretário-geral do PCP só agora chegou.
“Talvez Jerónimo de Sousa tenha chegado à conclusão de que é preciso voltar a pôr no poder um Governo de direita, ou outro do Bloco Central (o que é o mesmo), para o PCP reconquistar votos e alargar o seu eleitorado, tentando ultrapassar as recentes votações no Bloco de Esquerda”, escreve na sua página de Facebook.
Face à situação atual, Alfredo Barroso considera que “é claro” que tanto o PCP como o Bloco “sabem” que as “chamadas reivindicações impossíveis” que fazem ao Governo são “inaceitáveis”, tal como “é claro que partidos e sindicatos da direita aproveitam esta onda de greves e reivindicações para malharem forte e feio num Governo que odeiam e querem derrubar”.
E mais. O antigo secretário de Estado diz mesmo que, pese embora os partidos à Esquerda critiquem o primeiro-ministro por estar “encantado” com a possibilidade de uma viragem à Direita, são o “PCP e o Bloco que estão a ‘empurrar’ o PS e António Costa para os braços de Rui Rui”.
“Lamento que o ‘egoísmo político’ do PCP esteja à beira de causar a destruição desta solução de Governo, obcecado como está por recuperar eleitorado que lhe permita ultrapassar as votações no Bloco de Esquerda”, remata.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com