"Ministro fala grosso" mas "verga-se ao tenebroso regime chinês"
Embaixador dos EUA em Lisboa defendeu que Portugal tem de escolher entre EUA e China. Santos Silva avisou que quem toma as decisões é o Governo.
© Global Imagens
Política André Silva
André Silva, porta-voz do PAN, comentou, no Facebook, as palavras de Augusto Santos Silva em resposta à entrevista do embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, George Glass, publicada este sábado no semanário Expresso.
O deputado começa por recordar as palavras do governante, para depois fazer a sua análise: "Santos Silva, nas declarações que deu, refere que 'as decisões tomadas em Portugal são tomadas de acordo com os valores democráticos e humanistas, os valores portugueses'". Discordo do ministro que fala grosso para todos mas que se verga ao tenebroso regime chinês em nome de interesses nacionais, os económicos".
André Silva deixa, depois, uma questão: "Mas onde, nas relações entre Portugal e um regime que persegue, prende, tortura e assassina pessoas em massa, que comete genocídios neste momento, onde não existe liberdade de expressão, jornalística ou religiosa, estão presentes os valores democráticos e humanistas de Portugal?"
De recordar que o embaixador norte-americano em Lisboa, George Glass, defende que Portugal tem de escolher entre os "amigos e aliados" EUA e o "parceiro económico" China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências em matéria de Defesa.
Posteriormente, Augusto Santos Silva respondeu à 'ameaça'. O chefe da diplomacia portuguesa avisou que quem toma as decisões em Portugal é o Governo.
Leia Também: Embaixador diz que Portugal tem de escolher entre EUA e China
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com