JS quer combate à "pandemia" que atinge a saúde mental
O candidato único à liderança da JS, Miguel Costa Matos, defende como prioridade o combate "à pandemia" que atinge a saúde mental e vai propor um aumento do número de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
© iStock
Política Miguel Costa Matos
Esta são algumas das principais propostas que o deputado do PS Miguel Costa Matos leva ao próximo Congresso Nacional da Juventude Socialista (JS), que se realizará entre 11 a 13 dezembro no distrito de Leiria.
O candidato único ao cargo de secretário-geral da JS defende "a inclusão de psicólogos nas equipas de medicina de trabalho" - uma medida que considera essencial para assegurar "um apoio e acompanhamento obrigatório da saúde mental e não apenas física do trabalhador".
Entre outras propostas presentes na moção de estratégia que submeterá à apreciação dos delegados ao Congresso da JS, Miguel Costa Matos pretende também que se proceda a um aumento do número de psicólogos no SNS, em particular nos cuidados de saúde primários.
No âmbito de uma iniciativa denominada "Semana da Saúde Mental", que se iniciou no passado dia 19, o jovem deputado socialista já se reuniu com o bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, e debateu esta temática (via Instagram) com o vice-presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, o psiquiatra Pedro Morgado.
Nas suas intervenções públicas, Miguel Costa Matos tem considerado que a saúde mental "é uma pandemia silenciosa e premente na sociedade portuguesa, principalmente geração mais jovem".
"Há falta de cuidados e um estigma que impede muitos de pedir ajuda. Sabemos também que a nossa sociedade, nomeadamente o nosso contexto laboral, é muitas vezes causa de problemas de saúde mental. A precariedade, os horários desregrados, o "burnout", a incapacidade de desligar devido ao digital, a ansiedade e o stress são fenómenos que se têm vindo a agravar e que atingem a nossa saúde mental", aponta o candidato único à liderança da JS.
Depois de aprovadas estas propostas em Congresso Nacional da JS, a nova direção desta organização de juventude promete "trabalhar para que ganhem força de lei" e sejam concretizadas pelo Governo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com