Sem "princípios". Eis as reações à ida de Cristina Rodrigues para o Chega
Depois da antiga deputada do PAN anunciar que irá trabalhar para o Chega na próxima legislatura, choveram reações nas redes sociais. Da esquerda à direita, com mais ou menos surpresa, houve também espaço para o humor.
Política Cristina Rodrigues
A notícia gerou surpresa, esta quarta-feira, e muitas foram as reações, de todo o espectro político, ao anúncio de que Cristina Rodrigues, antiga deputada do PAN e, mais tarde, deputada não-inscrita, vai ser assessora parlamentar do Chega na próxima legislatura.
Do espanto ao humor, as redes sociais encheram-se de comentários em torno do assunto.
O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, insurgiu-se com o anúncio e respondeu ao tweet de Cristina Rodrigues confessando-se "enojado".
Com toda a transparência, confesso que estou enojado.
— Pedro Filipe Soares (@PedroFgSoares) March 23, 2022
As vítimas de machismo, de homofobia ou de transfobia não perderam um apoio: hoje ficamos a saber que nunca o tiveram.
Só isso explica a decisão da @CristinaRodDep
José Gusmão, do Bloco de Esquerda, comentou que "a vergonha não é um obstáculo" e defendeu: ""Nem de esquerda, nem de direita" acaba sempre nisto".
Do feminismo do Pingo Doce para a misoginia militante vai um pequeno salto. Sobretudo quando a vergonha não é um obstáculo. "Nem de esquerda, nem de direita" acaba sempre nisto. https://t.co/ELVrGxJiHn
— José Gusmão (@joseggusmao) March 23, 2022
Ainda à esquerda, Joana Mortágua comentou o assunto, escrevendo "nem de esquerda nem de direita, nem contra as touradas nem a favor, nem feminista nem misógina". E conclui: "no fundo, um grande nada".
nem de esquerda nem de direita, nem contra as touradas nem a favor, nem feminista nem misógina. no fundo, um grande nada
— Joana Mortágua (@JoanaMortagua) March 23, 2022
A socialista Isabel Moreira também parece referir-se ao assunto quando escreve, no Twitter, que "o “não sou de esquerda nem de direita” nunca promete coisa boa".
O “não sou de esquerda nem de direita” nunca promete coisa boa.
— Isabel Moreira (@IsabelLMMoreira) March 23, 2022
O eurodeputado Francisco Guerreiro considerou "incompreensível" a associação de Cristina Rodrigues "a um partido que defende o contrário do que foi o seu trabalho parlamentar".
"O CHEGA é anti ecologista, contra os direitos das mulheres, das pessoas LGBTI, pro tourada e com ligações extremistas internacionais. Indefensável", escreveu também no Twitter.
É incompreensível esta associação da Cristina Rodrigues a um partido que defende o contrário do que foi o seu trabalho parlamentar. O CHEGA é anti ecologista, contra os direitos das mulheres, das pessoas LGBTI, pro tourada e com ligações extremistas internacionais. Indefensável. pic.twitter.com/e6fwxAKF9K
— Francisco Guerreiro 🇵🇹 🇪🇺 (@FGuerreiroMEP) March 23, 2022
Já Tomás Cardoso Pereira, do Livre, confessa que nunca pensou ver a deputada "a trabalhar para a extrema-direita".
Nunca achei que a Cristina Rodrigues fosse um bastião do progressismo, mas também nunca pensei vê-la a trabalhar para a extrema-direita https://t.co/JWDeelMz7E
— Tomás Cardoso Pereira (@TomasCPereira) March 23, 2022
O jornalista Daniel Oliveira respondeu diretamente ao tweet de Cristina Rodrigues, escrevendo: "Tantas palavras para dizer "não tenho princípios"".
Tantas palavras para dizer "não tenho princípios".
— Daniel Oliveira (@danielolivalx) March 23, 2022
O comediante João Quadros não revelou grande espanto com a novidade, confessando que "o mais espantoso é haver quem se espanta e se diz desiludido".
O mais espantoso e haver quem se espanta e se diz desiludido com isto Realmente e tão fácil vender gato por lebre neste país https://t.co/0fPsDKfJQ3
— Joao Quadros (@omalestafeito) March 23, 2022
Já Guilherme Fonseca, humorista e guionista, reagiu com humor, questionando se, agora, Maria Vieira poderia ir para o PAN. "Essa sim, era surpreendente", concluiu.
E agora a Maria Vieira pedia desculpa pelo vídeo do frango e ia para o PAN? Essa sim, era surpreendente.
— Guilherme Fonseca (@guilhermefon) March 23, 2022
Em comunicado, o Chega confirmou que a "ex-deputada Cristina Rodrigues fará parte do gabinete de assessoria parlamentar, a iniciar funções no início da nova legislatura".
"A ex-deputada Cristina Rodrigues prestará apoio, enquanto coordenadora jurídica, ao gabinete parlamentar, que beneficiará da sua considerável experiência parlamentar e de muitas causas nobres em que tem colocado o seu empenho", refere o partido.
Leia Também: "Com toda a transparência quero dizer-vos que irei para o Chega"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com