Presença de Lula "faz todo o sentido", mas Cravinho foi "displicente"
O comunista Bernardino Soares comentou, na segunda-feira à noite, na CNN, a presença de Lula da Silva na sessão solene do 25 de Abril.
© Global Imagens
Política Bernardino Soares
O comunista Bernardino Soares esteve, segunda-feira, na CNN, a comentar a possibilidade de Lula da Silva discursar na sessão solene do 25 de Abril que decorre no Parlamento, apontando que "faz todo o sentido".
Lula da Silva, na ótica de Bernardino Soares, "é presidente de um dos países com quem Portugal tem relações mais próximas", apontou, reforçando que "deve vir pelo simples facto de ter voltado a por o Brasil na cena internacional".
Além disso, o comunista lembra que "por acaso, não será o primeiro, ao contrário do que se tem dito nos últimos tempos - houve um antecedente em 1989".
No entanto, Bernardino Soares salientou que o que está aqui em questão é a atitude do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. "É de uma displicência, para não dizer mais, porque não só criou um problema institucional com o Parlamento e até com o Presidente da República como abriu um problema com a visita de Lula da Silva, que ainda não confirmou a vinda porque não se quer envolver neste tipo de confusão", atirou.
Embora ache a atitude do ministro "incompreensível", o comunista elaborou que "não podemos corrigir ou responder ao disparate do ministro dos Negócios Estrangeiros com a desvalorização do presidente do Brasil".
"Eu acho que ele deve vir e se tiver de ser na sessão solene do 25 de Abril, também não é uma situação que me crie nenhuma dificuldade", rematou.
De recordar que o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, ficou sob a mira de críticas de vários partidos por ter anunciado a presença de Lula da Silva na cerimónia do 25 de Abril no Parlamento, sem que o assunto tenha sido discutido e decidido pela Assembleia da República, como é exigido.
Leia Também: IL diz que discurso de Lula na sessão do 25 de Abril "não faz sentido"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com