Reparações? "Nem eu nem o meu sogro autorizamos que Ventura fale por nós"
Rui Rocha tomou a palavra no Parlamento e revelou um pouco da sua história no âmbito do tema das eventuais reparações às ex-colónias, levantado pelo Presidente da República: "Poucos saberão, mas eu nasci no Lobito, em Angola. Eu e a minha família perdemos tudo. Sou aquilo a que chamamos, comumente, um retornado", disse.
© Reinaldo Rodrigues/Global Imagens
Política Rui Rocha
'Lição de um retornado a André Ventura'. É este o título do vídeo que Rui Rocha, líder do Iniciativa Liberal (IL) partilhou esta sexta-feira na rede social X [antigo Twitter] e onde revela um pouco da sua história de vida para assegurar que não deixará André Ventura, do Chega, fale por si.
Em causa o tema das eventuais reparações às ex-colónias, levantado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num jantar (que posteriormente se revelou polémico) com a imprensa estrangeira em Portugal.
"Poucos saberão, mas eu nasci no Lobito, em Angola. Eu e a minha família perdemos tudo. Sou aquilo a que chamamos, comumente, um retornado", começa por adiantar Rui Rocha na publicação em causa, acrescentando: "Também o meu sogro, tendo sido ex-combatente, conhece bem a realidade colonial portuguesa e as agruras desse período".
"Apesar da inequívoca condenação política às palavras de Marcelo Rebelo de Sousa sobre reparações históricas, nem eu nem o meu sogro autorizamos que o deputado André Ventura fale por nós", fez questão de sublinhar o liberal.
E acrescenta: "Não aceitamos que um político procure usar o mandato que os portugueses lhe confiaram para abastardar o Parlamento e o funcionamento das instituições democráticas e agir judicialmente, de forma espúria e oportunista, por causa de declarações inaceitáveis do Presidente da República".
SOBRE REPARAÇÕES: NÃO EM MEU NOME
— Rui Rocha (@ruirochaliberal) May 17, 2024
Poucos saberão, mas eu nasci no Lobito, em Angola. Eu e a minha família perdemos tudo. Sou aquilo a que chamamos, commumente, um retornado.
Também o meu sogro, tendo sido ex-combatente, conhece bem a realidade colonial portuguesa e as agruras… pic.twitter.com/Kq2nzdTMA5
De lembrar que o Parlamento rejeitou hoje, por ampla maioria, abrir um processo contra o Presidente da República por traição à pátria na sequência de declarações sobre eventuais reparações às ex-colónias, com o Chega isolado no voto a favor.
Leia Também: Chega isolado e criticado por todos os partidos sobre acusação a Marcelo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com