Apoio a Costa na Europa? Montenegro deixou Pedro Nuno Santos "à toa"
Miguel Sousa Tavares considerou que tanto o primeiro-ministro em funções como o antigo primeiro-ministro socialista se "precipitaram" no anúncio do apoio a uma eventual candidatura à presidência do Conselho Europeu.
© Global Imagens
Política Miguel Sousa Tavares
Para o comentador político Miguel Sousa Tavares, tanto o primeiro-ministro, Luís Montenegro, como o antigo chefe do Governo socialista António Costa "precipitaram-se" no anúncio do apoio do Governo a uma eventual candidatura de Costa para a presidência do Conselho Europeu.
"Luís Montenegro deve-se ter precipitado. Deveria ter esperado, primeiro, que António Costa fosse, de facto, candidato oficial e nomeado para então dizer 'Ok, então nós apoiamo-lo'. Agora, antecipar-se aos próprios socialistas... Acho que deixou Pedro Nuno Santos um bocadinho à toa, porque foi ultrapassado pelas circunstâncias", disse Sousa Tavares no seu espaço habitual de comentário na CNN Portugal.
Nas mesmas declarações, fazendo suas as palavras do eurodeputado eleito da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, o comentador político questionou: "Se achamos que é mau em Portugal, que é o que o PSD, o Chega e a IL acham, porque é que achamos que é bom na Europa? Afinal, trata-se de governar a Europa ou trata-se de fingir que vai para lá para ser o nosso embaixador no Conselho Europeu?".
Miguel Sousa Tavares considerou "surpreendente" o anúncio feito por Luís Montenegro na noite das eleições europeias, no domingo, ironizando: "Quando achávamos que António Costa tinha regressado à universidade para se especializar em Direito da Arbitragem... Que se preparava para ser comentador de um canal aqui ao lado... Afinal, estava a negociar com Luís Montenegro tudo isto".
"É possível que a presidência do Conselho Europeu seja destinada a um candidato socialista. Se o doutor António Costa for candidato a esse lugar, a AD e o Governo de Portugal não só apoiarão como farão tudo para que essa candidatura possa ter sucesso", afirmou o primeiro-ministro na noite eleitoral, em declarações aos jornalistas.
Leia Também: Costa entre governantes com "todas as condições" para o Conselho Europeu
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com