Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 22º

Parlamento unânime no pesar pela morte de cinco militares da GNR

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar do presidente da Assembleia da República pela morte de cinco militares da GNR na sequência da queda de um helicóptero de combate a incêndios.

Parlamento unânime no pesar pela morte de cinco militares da GNR
Notícias ao Minuto

16:54 - 11/09/24 por Lusa

Política Tragédia no Douro

Além deste voto apresentado por José Pedro Aguiar-Branco, os deputados aprovaram igualmente por unanimidade pesares pelas mortes do antigo presidente do Comité Olímpico Português, José Manuel Constantino, do jornalista João Paulo Guerra e da cantora Mízia.

 

Nas galerias, a assistir à leitura do voto de pesar pelas cinco vítimas da queda do helicóptero, estiveram o comandante geral da GNR, o general Rui Alberto Veloso, e mais 19 militares desta força de segurança.

No voto, refere-se que "no passado dia 30 de agosto um helicóptero de combate a incêndios despenhou-se tragicamente no rio Douro, junto à localidade de Samodães, concelho de Lamego".

"Seguiam a bordo da aeronave seis pessoas: o piloto Luís Rebelo, que foi resgatado com vida, e uma equipa de cinco militares da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (António Pinto, Fábio Pereira, Tiago Pereira, Pedro Santos e Daniel Pereira) que perderam a vida na sequência da queda do helicóptero".

Por este acidente, o parlamento manifestou "profundo pesar pela morte de cada um destes militares, endereçando às suas famílias, amigos e comunidades de origem as suas mais sentidas condolências, estendendo-as a toda a GNR".

"Reconhece também, com gratidão, o valor de todos os homens e mulheres que arriscam as suas vidas na proteção dos portugueses e do país", acrescenta-se no texto.

Leia Também: MP instaura inquérito à queda de helicóptero no Douro que fez 5 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório