Ao longo de dois dias, na Escola Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, o BE faz a sua habitual 'rentrée' política que conta com dezenas de painéis de debate sobre diferentes temas e a participação de várias figuras do partido, entre as quais os fundadores Francisco Louçã, Fernando Rosas e Luís Fazenda, e vários ativistas.
Segundo o programa da iniciativa, a abertura será feita hoje de manhã pela eurodeputada e ex-líder do BE, Catarina Martins, e por Miguel Cardina.
Já o encerramento, no domingo, teve que sofrer uma alteração em relação ao plano inicial já que, entretanto a coordenadora do BE, Mariana Mortágua, decidiu integrar a Flotilha Humanitária para Gaza e estará já a caminho.
Mariana Mortágua fará na mesma o discurso de encerramento, mas terá que ser em formato digital e à distância, discursando presencialmente nesta sessão o candidato à Câmara de Coimbra do BE e ex-deputado, José Manuel Pureza.
Para hoje, um dos destaques é a participação da eurodeputada e antiga ministra da Saúde do PS Marta Temido, que falará sobre "O futuro da União Europeia", um painel que conta com a ex-deputada e antiga eurodeputada bloquista Marisa Matias.
No primeiro dia, o fundador do BE e antigo coordenador Francisco Louçã vai responder à pergunta 'Já viste a luta de classes no teu prato do jantar?', havendo ainda uma sessão sobre Inteligência Artificial com o antigo líder parlamentar e candidato à autarquia de Matosinhos, Pedro Filipe Soares.
'A rendição do liberalismo, passado e presente' é o tema da sessão encabeçada pelo fundador Fernando Rosas, e a ativista pela igualdade de género Paula Cosme Pinto falará numa sessão intitulada "Da manosfera à urna: por que os rapazes estão a votar à direita".
O dia termina com uma sessão sob o lema 'Palestina Vencerá' que vai juntar a eurodeputada e antiga coordenadora do partido Catarina Martins e o ativista brasileiro Thiago Ávila, que integrou no mês passado a comitiva no veleiro Madleen, que pretendia entregar ajuda humanitária na Faixa de Gaza, e chegou a estar em isolamento prisional pelas autoridades israelitas.
O domingo abre com uma palestra sobre segurança, pelo antigo líder parlamentar bloquista Fabian Figueiredo e Luís Fazenda e José Manuel Pureza irão abordar 'Trump e a desordem internacional', enquanto os investigadores António Brito Guterres e Maria José Oliveira abordarão o tema 'O Bemformoso - das raízes medievais ao gueto político-mediático'.
O 'Fórum Socialismo' 2025, organizado pelo BE mas também pela família europeia 'The Left', contará com a presença de representantes do espanhol Podemos e também do França Insubmissa.
Leia Também: "Maior missão de solidariedade" ruma a Gaza. Mortágua (e não só) integra