'Os Verdes' dizem que ambulância está parada por falta de licença
O deputado José Luís Ferreira, do grupo parlamentar 'Os Verdes', afirmou hoje que os bombeiros da secção Sul e Sueste, no Barreiro, têm uma ambulância parada por falta de licença, questionando o governo sobre o caso.
© Global Imagens
Política José Luís Ferreira
Segundo o deputado, os bombeiros adquiriram a ambulância em 2014, tendo solicitado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a inspeção para que pudesse obter o Certificado de Vistoria
"De acordo com a legislação, então em vigor, precisamente a 5 de agosto, a referida associação de bombeiros solicitou ao INEM a habitual inspeção para obter o Certificado de Vistoria, que foi concedido apenas no início do ano de 2015, devido a uma inconformidade das letras identificativas da ambulância, o que acabou por ser provado estarem dentro dos parâmetros legalmente definidos", refere o deputado.
José Luís Ferreira explica que, depois de obtido o certificado, os bombeiros solicitaram ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) a licença para o transporte de doentes, que ainda não foi emitida.
"O IMT indica que a ambulância não está conforme o novo Regulamento de Transportes de Doentes, que entrou em vigor no dia 16 de dezembro de 2014, data posterior à qual foi iniciado o processo de legalização da ambulância para exercer o serviço de emergência", salienta.
O deputado refere que a ambulância está "parada" por não ter licença, salientando que a capacidade de resposta dos bombeiros na zona "está diminuída".
José Luís Ferreira questionou o governo se tem conhecimento de meios de socorro parados devido ao "arrastar de processos", se a inspeção do IMT pode colocar em causa a vistoria do INEM e se os processos de licenciamento de ambulâncias, iniciados antes da data de 15 de dezembro de 2014, que até à presente data ainda não estão concluídos, estão abrangidos pelo novo Regulamento de Transporte de Doentes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com