Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º

Jerónimo culpa sistema bancário internacional por evasão fiscal

O líder comunista culpou hoje o sistema bancário internacional pela evasão fiscal e rendimentos ocultos, citando a polémica investigação jornalística "Papéis do Panamá", na abertura das jornadas parlamentares do PCP, em Vila Real.

Jerónimo culpa sistema bancário internacional por evasão fiscal
Notícias ao Minuto

12:40 - 11/04/16 por Lusa

Política Papéis do Panamá

"A banca privada esteve no epicentro e é responsável pela crise financeira. Não tem canalizado a liquidez para a economia, designadamente para as pequenas e médias empresas, e, como veio a público recentemente, com os chamados 'Papéis do Panamá', o sistema bancário internacional é o maior organizador e impulsionador à fuga de impostos e ocultação do capital proveniente dos mais variados tipos de origens ilegais ou mesmo criminosas", afirmou Jerónimo de Sousa.

Segundo o também deputado do PCP, "tornando-se cada vez mais claro o escândalo daquilo que se esconde por detrás dos chamados 'offshore', torna-se cada vez mais evidente a necessidade de medidas concretas de combate a essa realidade".

"O PCP juntará às duas iniciativas já entregues na Assembleia da República sobre esta matéria uma outra iniciativa legislativa com vista à taxação das operações financeiras realizadas com 'offshore', contrariando as práticas de fuga aos impostos ou ocultação da proveniência dos capitais", prometeu.

Os "Papéis do Panamá" são um conjunto de 11,5 milhões de documentos da firma de advocacia Mossak Fonseca, investigados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), que indiciam práticas de evasão fiscal e fluxos financeiros suspeitos a nível mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório