Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 22º

"Esquerda só pode encarar governo de Temer como produto de um golpe"

Para José Manuel Pureza, trata-se de uma questão de coerência para a Esquerda.

"Esquerda só pode encarar governo de Temer como produto de um golpe"
Notícias ao Minuto

16:10 - 15/05/16 por Pedro Filipe Pina

Política José Manuel Pureza

A suspensão de Dilma Rousseff e a sua substituição por Michel Temer, antigo vice-presidente, é tema que é discutido muito para além da fronteira do Brasil.

Da parte da Esquerda portuguesa têm sido várias as críticas à forma como o processo de destituição foi levado a cabo. José Manuel Pureza, antigo líder da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda, junta-se aos críticos.

A opinião surge no Facebook do bloquista e professor universitário, e em resposta a Seixas da Cosa, que escreveu no Diário de Notícias que “em regra, a Direita brasileira é bastante mais favorável ao reforço dos laços com Portugal do que a Esquerda".

Para Pureza, esta perspetiva “confirma que a realpolitik enaltece os alinhamentos mais espúrios”. E vai mais longe nas suas críticas.

“Eu prefiro outra lógica: a esquerda portuguesa, para ser coerente com o primado da democracia e da luta contra a corrupção, só pode, para todos os efeitos, encarar o Governo Temer como aquilo que ele é - o produto de um golpe antidemocrático no Brasil”, pode ler-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório