Leitão Amaro está "muito bem preparado"
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, disse esta segunda-feira ter expectativas positivas quanto ao desempenho do novo secretário de Estado do Poder Local, Leitão Amaro, que considera estar “muito bem preparado”.
© DR
Política Fernando Ruas
“É um rapaz que conheço há muitos anos, que me parece muito bem preparado. Tenho tido algumas conversas com ele no seio da Assembleia da República”, referiu à agência Lusa.
O até agora deputado do PSD António Leitão Amaro, de 33 anos tem formação jurídica e foi dirigente da JSD. Originário de Guardão, no concelho de Tondela (distrito de Viseu), coordenava até agora o grupo do PSD na comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.
Fernando Ruas, que é também presidente da Câmara de Viseu, disse conhecer a proveniência de Leitão Amaro e saber que é uma pessoa muito interessada nos assuntos do poder local.
“Tem-se preparado bem, quer academicamente, quer mesmo no âmbito das comissões de que fez parte na Assembleia da República”, sublinhou, contando que o encontrava “com alguma frequência nas audições parlamentares”.
O novo secretário de Estado licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 2003, concluiu um mestrado na Harvard Law School, Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos da América (Agosto de 2007 a Junho de 2008) e um doutoramento em Media na Universidade Católica em 2010.
Apesar de admitir que “o ideal era que não houvesse mudanças de secretário de Estado, nem de ministro, sinal de que as coisas que se estavam a tratar tinham sequência sem intervalos”, Fernando Ruas considerou que esta mudança não trará grandes problemas.
“Sobretudo com este secretário de Estado, porque conhece os problemas. Uma boa parte dos problemas que estão em debate com a administração central são do seu conhecimento direto, ele já os tratava num outro âmbito, não é alguém que vem de fora”, afirmou.
Leitão Amaro segue-se como secretário de Estado ao ex-presidente da Câmara de Penela, Paulo Simões Júlio, e a Ana Rita Barosa, que passou pelo cargo apenas dois meses.
Cinco novos secretários de Estado tomam posse hoje às 19h00 e três são exonerados de funções, Paulo Braga Lino, Juvenal Silva Peneda e Luís Brites Pereira.
De acordo com uma nota da Presidência da República, vão ser nomeados Francisco Almeida Leite, para o cargo de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Berta Cabral, para o cargo de secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Fernando Manuel de Almeida Alexandre, para o cargo de secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, António Leitão Amaro, para o cargo de secretário de Estado da Administração Local, e Manuel Castro Almeida, para o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.
São exonerados o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira, o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, e o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com