"Não achei que Presidente estivesse preocupado com a situação política"
Marcelo Rebelo de Sousa está esta quinta-feira a reunir com os partidos com assento parlamentar.
© Presidência da República
Política José Luís Ferreira
Após o PAN, foi a vez de Os Verdes destacarem os pontos em cima da mesa durante a reunião desta quinta-feira com o Presidente da República.
José Luís Ferreira falou aos jornalistas após o encontro, explicando que a discussão se debruçou sobre o Orçamento do Estado mas não só.
“Não sendo este o orçamento d’Os Verdes, consideramos que este Orçamento não é um documento ainda fechado, mas pelo menos ao nível da generalidade assenta nas linhas essenciais de um caminho iniciado no Orçamento de 2016”, afirmou.
Estas linhas essenciais, especificou, traduzem-se “na reposição de direitos e rendimentos às famílias que foram removidos pelo Governo PSD e CDS”.
“Isto nota-se na reposição de salários alvo de cortes”, na remoção “de metade da sobretaxa este ano, sendo que a outra metade será eliminada em 2017”, afirmou, lembrando ainda que esta questão foi definida entre o PS e Os Verdes nas negociações.
“Quanto à generalidade, Os Verdes votarão a favor. Quanto à votação final global, naturalmente que vamos ainda esperar pela discussão na especialidade”, já que, até ao momento, “nem todas as propostas” feitas pelo partido ecológico foram acolhidas.
Sobre a reunião com o chefe de Estado, José Luís Ferreira realçou ainda que a conversa com o Presidente não se centrou apenas no Orçamento mas também na situação política. “Não achei que estivesse muito preocupado, para além de uma preocupação que é comum a todos os portugueses, que é ter um Orçamento do Estado”
Sobre uma das questões que marcou a semana, relativamente aos salários de administradores da Caixa Geral de Depósitos, o representante do partido ecológico realçou que haverá uma proposta d’Os Verdes para “moralizar os salários”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com