Os Verdes questionam Governo sobre monumento megalítico ao abandono
O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou hoje ter questionado o Governo sobre o estado de abandono da Anta Pintada de Antelas, um monumento megalítico do concelho de Oliveira de Frades.
© Global Imagens
Política Oliveira de Frades
No documento que o deputado José Luís Ferreira entregou na Assembleia da República pode ler-se que o PEV visitou em novembro as imediações da Anta Pintada de Antelas, na freguesia de Pinheiro, tendo verificado que aquele monumento megalítico se encontra, há muito tempo, em estado de abandono.
"Este património, reconhecidamente de grande valor histórico, que no início dos anos noventa do século passado sofreu obras de manutenção e conservação, encontra-se atualmente em estado de abandono, apresentando tojos, giestas, carvalhos e vegetação espontânea a ocultá-lo e, também, acessos ao local em péssimo estado", descreve.
A Anta Pintada de Antelas foi classificada como monumento nacional pelo Decreto-Lei n.º 29/90, de 17 de julho, diploma este que tem por fim a "salvaguarda de valores culturais e artísticos, de coletividade e seu legado às gerações vindouras em estado de boa conservação".
Trata-se de "um monumento megalítico de grande interesse interpretativo pelas pinturas rupestres, a vermelho e a preto, que decoram a sua câmara, mas também por ser uma das que se encontram em melhor estado de conservação da Península Ibérica".
Numa passagem pelo concelho de Oliveira de Frades, o PEV constatou ainda que, além da vegetação que envolve este monumento megalítico, "a tela que deveria impermeabilizar a própria Anta encontra-se nitidamente desgastada em determinadas partes, o que pode, eventualmente, vir a comprometer a sua conversação".
Ao Ministério da Cultura, o grupo parlamentar de "Os Verdes" questiona se tem conhecimento do estado de abandono em que se encontra a Anta Pintada de Antelas e se o seu estado é compatível com a preservação das suas pinturas rupestres.
"O Ministério da Cultura confirma que este monumento megalítico necessita urgentemente de intervenção? Se sim, para quando está prevista essa intervenção", concluiu.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com