Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º

PEV interpela Governo sobre problemas da floresta e desertificação

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) leva hoje os problemas da floresta e da desertificação do mundo rural à discussão no plenário da Assembleia da República, depois de dois dias de debates parlamentares centrados no incêndio de Pedrógão Grande, que provocou 64 mortes.

PEV interpela Governo sobre problemas da floresta e desertificação
Notícias ao Minuto

06:30 - 30/06/17 por Lusa

Política José Luís Ferreira

O deputado José Luís Ferreira, do PEV, sublinhou que o debate de hoje se destina a discutir a floresta e o problema da desertificação do mundo rural e "não propriamente os incêndios".

"Não é propriamente sobre incêndios. É sobre a floresta e sua desertificação. Não podemos desligar o abandono do mundo rural e políticas que têm favorecido a deslocação das populações do interior e, sobretudo dos meios rurais, para as grandes cidades ou para o estrangeiro", afirmou o deputado do Partido Ecologista "Os Verdes".

Através da interpelação ao executivo socialista chefiado por António Costa, o PEV pretende "debater a floresta e políticas para combater a desertificação e o abandono do mundo rural, que estão a ser muito sentidos e são visíveis também nos incêndios".

"As povoações ficam sem gente, o que significa que, não havendo pessoas no mundo rural, também não há limpeza de matas e nota-se, à medida que a desertificação vai aumentando, também se vão intensificando os incêndios, não só o número como a sua dimensão, exatamente porque a floresta não está limpa", acrescentou o parlamentar ecologista.

A sessão plenária acontece um dia após outro debate, agendado pelo PSD, sobre "segurança, proteção e a assistência das pessoas no decurso do trágico incêndio de Pedrógão Grande", que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos.

A semana tem vindo a ser dominada pelo assunto dos fogos florestais, com diversas tomadas de posição por parte dos partidos políticos, autoridades e outras entidades envolvidas no sucedido, tendo o primeiro-ministro convocado e reunido mesmo, na terça-feira, com diversas forças políticas com assento parlamentar para discutir o assunto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório