PEV interpela Governo sobre problemas da floresta e desertificação
O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) leva hoje os problemas da floresta e da desertificação do mundo rural à discussão no plenário da Assembleia da República, depois de dois dias de debates parlamentares centrados no incêndio de Pedrógão Grande, que provocou 64 mortes.
© Global Imagens
Política José Luís Ferreira
O deputado José Luís Ferreira, do PEV, sublinhou que o debate de hoje se destina a discutir a floresta e o problema da desertificação do mundo rural e "não propriamente os incêndios".
"Não é propriamente sobre incêndios. É sobre a floresta e sua desertificação. Não podemos desligar o abandono do mundo rural e políticas que têm favorecido a deslocação das populações do interior e, sobretudo dos meios rurais, para as grandes cidades ou para o estrangeiro", afirmou o deputado do Partido Ecologista "Os Verdes".
Através da interpelação ao executivo socialista chefiado por António Costa, o PEV pretende "debater a floresta e políticas para combater a desertificação e o abandono do mundo rural, que estão a ser muito sentidos e são visíveis também nos incêndios".
"As povoações ficam sem gente, o que significa que, não havendo pessoas no mundo rural, também não há limpeza de matas e nota-se, à medida que a desertificação vai aumentando, também se vão intensificando os incêndios, não só o número como a sua dimensão, exatamente porque a floresta não está limpa", acrescentou o parlamentar ecologista.
A sessão plenária acontece um dia após outro debate, agendado pelo PSD, sobre "segurança, proteção e a assistência das pessoas no decurso do trágico incêndio de Pedrógão Grande", que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos.
A semana tem vindo a ser dominada pelo assunto dos fogos florestais, com diversas tomadas de posição por parte dos partidos políticos, autoridades e outras entidades envolvidas no sucedido, tendo o primeiro-ministro convocado e reunido mesmo, na terça-feira, com diversas forças políticas com assento parlamentar para discutir o assunto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com