Autárquicas: Mapa oficial publicado hoje em Diário da República
O mapa oficial dos resultados das eleições autárquicas de 1 de outubro, por freguesias e por municípios, aprovado em 28 de novembro pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), foi hoje publicado em Diário da República.
© Global Imagens
Política Resultados
"Muito embora estejam decorridos cerca de dois meses desde o dia da eleição, o presente mapa está ultimado muito antes do termo do prazo legal de 30 dias sobre a receção das atas das assembleias de apuramento geral", refere o documento, explicando que a última ata foi recebida em 06 de novembro e a última retificação foi realizada em 27 de novembro.
O mapa oficial contém o número total de eleitores inscritos, de votantes, de votos em branco, de votos nulos e de votos atribuídos a cada partido, coligação ou grupo de cidadãos eleitores, com a respetiva percentagem.
No documento constam ainda o número total de mandatos atribuídos a cada partido, coligação ou grupo de cidadãos eleitores, em relação a cada órgão autárquico, e o nome dos candidatos eleitos.
"Os resultados que agora se publicam são os constantes das atas de apuramento geral dos 308 municípios, e respetivas retificações", informa o diploma publicado em Diário da República.
Sobre as 308 atas de apuramento geral, a CNE destacou que 145 atas foram geradas na aplicação VPN.Eleitoral e, quanto às restantes, 82 continham incorreções e ou deficiências, na sua maior parte retificadas posteriormente.
"Sempre que a informação constante da ata de apuramento se revelou insuficiente ou incoerente foi solicitada a correção ou clarificação, em tempo útil, pela própria assembleia de apuramento geral. Não obstante, encontram-se devidamente assinalados no mapa os casos em que, tendo sido identificadas incorreções e deficiências, designadamente na atribuição de mandatos ou proclamação de eleitos, as mesmas não vieram a ser supridas", esclarece o documento.
Nas autárquicas de 01 de outubro, o PS conquistou 161 câmaras, duas das quais em coligação, enquanto o PSD ganhou em 98 municípios, em listas próprias e com outros partidos, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
O PS venceu sozinho em 159 municípios, encabeçando ainda uma coligação vencedora no Funchal, na Madeira (com o BE, o JPP, o PDR e o Nós, Cidadãos!) e integrando uma coligação com o Livre em Felgueiras (Porto) que obteve maioria absoluta.
De acordo com o apuramento geral de todo o país (308 municípios), concluído cerca das 18:00 de 02 de outubro, a CDU passou a liderar 24 municípios, os grupos de cidadãos eleitores (movimentos independentes) 17 e o CDS-PP seis.
O JPP e o Nós, Cidadãos! conseguiram um presidente de câmara cada, com listas próprias.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com