Em 2020, poderá haver carros autónomos em circulação
A fabricante de pneus Continental estima que em 2020 possamos circular em veículos completamente autónomos, que dispensem o condutor. Os parcialmente autónomos podem chegar já em 2016.
© DR
Tech Continental
Vêm aí carros autónomos, que dispensam condutores, sendo que a sua chega ao mercado está prevista já para daqui a sensivelmente sete anos. Pelo menos é essa a expectativa da empresa alemã Continental.
O investimento da fabricante de pneus ultrapassou já os 130 milhões de dólares (97 milhões de euros), com vista à produção de veículos que 'se' conduzam sozinhos, segundo a revista Exame Informática.
As primeiras iniciativas rumo à automatização de veículos surgiram em 2007, mas esta nova tecnologia está agora ser explorada a fundo por 1.300 investigadores da Continental, no estado norte-americano do Nevada.
Segundo o porta-voz da empresa, Vicent Charles, até agora foram percorridos mais de 24 mil quilómetros nos ensaios, sem qualquer acidente.
2020 é também a data apontada pela BMW, General Motors e Google para o aparecimento destes automóveis. Algumas novidades podem surgir já em setembro, no Salão Automóvel de Frankfurt.
Os carros autónomos da Continental estão divididos em três categorias, conforme a capacidade de funcionarem sozinhos, de se orientarem por um sistema de radar baseado em laser, bem como através da comunicação com outros veículos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com