Facebook quer combater 'revenge porn'... mas pode não gostar do método
A tecnológica anunciou planos para expandir o seu programa-piloto que começou por ser implementado na Austrália em 2017.
© iStock
Tech Proteção
O Facebook anunciou que expandirá o seu programa-piloto de combate a conteúdos considerados ‘revenge porn’, isto é, fotografias/vídeos íntimos partilhados por ex-namorados(as) depois da separação de modo a envergonhar o anterior parceiro(a).
O programa em questão consiste em que o utilizador que tema que as suas fotografias/vídeos íntimos sejam partilhados no Facebook os carregue previamente, criando assim uma ‘impressão digital’ nos servidores da plataforma que bloqueará automaticamente caso venham a ser partilhados publicamente numa ocasião futura por outra pessoa.
“É humilhante e devastador quando as imagens íntimas de alguém são partilhadas sem a sua permissão e queremos fazer tudo o que podemos para ajudar as vítimas deste abuso. Este é um passo para ajudar as pessoas que receiam que uma imagem íntima venha a ser partilhada sem o seu consentimento”, aponta a responsável global pela segurança do Facebook, Antigone Davis.
O programa-piloto teve início em 2017 na Austrália e será agora expandido para os EUA, Canadá e Reino Unido. Já quando começou por ser anunciado, o programa motivou críticas movidas pelo receio que o Facebook não conseguisse manter as fotografias e vídeos íntimos carregados pelos utilizadores em segredo. Tendo em conta que vivemos numa era pós-Cambridge Analytica é de esperar que estes receios não tenham sido mitigados.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com