Estudo conclui que "fábricas" de estrelas são pouco eficientes
Um estudo conduzido por uma equipa internacional de astrónomos conclui que os berçários estelares, nuvens de gás e poeira onde nascem estrelas, são diferentes consoante as galáxias que os albergam, duram relativamente pouco tempo e não são muito eficientes.
© ESO
Tech Astronomia
O estudo, hoje divulgado em comunicado pela Universidade Estatal de Ohio, nos Estados Unidos, mapeou mais de 100 mil destes berçários em mais de 90 galáxias.
O trabalho, que será publicado na revista da especialidade Astrophysical Journal, baseou-se em observações feitas durante mais de cinco anos com o radiotelescópio ALMA, instalado no Chile.
"Cada estrela no céu, incluindo o Sol, nasceu num destes berçários estelares", afirmou, citado no comunicado, um dos coordenadores do trabalho de investigação, Adam Leroy, professor de astronomia na Universidade Estatal de Ohio.
A equipa aponta, ao contrário do que se pensava, que os berçários estelares não são todos iguais, duram um tempo relativamente curto em termos astronómicos e não são muito eficientes a "fabricar" estrelas.
Por exemplo, os berçários estelares tendem a ser mais densos e mais turbulentos nas galáxias maiores ou no centro das galáxias e, neles, a formação de estrelas é muito mais violenta.
Os autores do estudo sugerem que as propriedades destes berçários, e mesmo a sua capacidade de gerar estrelas, dependem das galáxias onde estão localizados.
De acordo com os resultados do trabalho, as nuvens de gás e poeira que formam estrelas duram 10 a 30 milhões de anos, período relativamente curto em astronomia.
Por outro lado, tanto a radiação como o calor das estrelas jovens dispersam e dissolvem as nuvens, possivelmente destruindo-as antes de estas converterem grande parte da sua massa.
Leia Também: NASA vai voltar a Vénus. Anunciadas duas missões não tripuladas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com