Astrónomos observaram planeta onde chovem minerais preciosos
O WASP-121b conta com um lado extremamente quente e outro um pouco mais frio.
© NASA
Tech Espaço
Um grupo de astrónomos partilhou através da revista científica Nature Astronomy (via CNet)um novo estudo sobre o WASP-121b, um exoplaneta a cerca de 900 anos-luz da Terra com temperaturas tão quentes que elementos metálicos existem sob forma de gás na atmosfera.
O estudo detalha observações feitas através do Telescópio Espacial Hubble e, além do lado mais quente do planeta que se encontra exposto às altas temperaturas da estrela WASP-121, inclui pela primeira vez informações sobre o lado oposto - constantemente voltado para o Espaço profundo.
O lado obscuro deste planeta WASP-121b, um pouco maior e mais pesado do que Júpiter, tem temperaturas que são cerca de metade em relação ao lado ‘iluminado’ e tem ventos que podem atingir os 17,7 mil quilómetros por hora.
Mas estas não são as únicas caraterísticas interessantes sobre o lado obscuro do WASP-121b. As informações obtidas com o Hubble serviram para os astrónomos criaram modelos de químicos e moléculas que existam na atmosfera, descobrindo que este lado obscuro tem nuvens compostas por metal e titânio, assim como um mineral que é encontrado em pedras preciosas na Terra.
Estas nuvens são então transportadas para o lado mais quente do WASP-121b, onde condensam e levam a que estes minerais preciosos caiam como chuva.
Leia Também: Telescópio Hubble capta fotografia que mostra fusão de três galáxias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com