União Europeia pode prejudicar encriptação de apps de mensagens
Especialistas de segurança apontam para potenciais problemas.
© Reuters
Tech Europa
A União Europeia anunciou uma nova iniciativa, o Digital Markets Act (DMA), que pretende tornar as grandes aplicações de mensagens interoperáveis - ou seja, que permita enviar mensagens entre diferentes plataformas independentemente de quem as opera.
O que está ser considerado inicialmente uma iniciativa que ‘joga’ a favor dos consumidores, pode também servir para enfraquecer algumas qualidades destas plataformas: sobretudo a encriptação.
É o que diz Steven Bellovin, um investigador de segurança e professor de ciência computacional na Universidade de Columbia que comentou com o The Verge que será difícil manter todas as proteções de encriptação.
“Tentar reconciliar duas arquiteturas criptográficas diferentes simplesmente não pode ser feito: um lado ou o outro terão de fazer grandes mudanças. Um design que funcione apenas quando as duas partes estão online será muito diferente de um que funciona com mensagens armazenadas… Como é tornas estes sistemas interoperáveis?”, questionou Bellovin.
Alec Muffett, especialista em segurança e ex-engenheiro do Facebook, fez ainda uma comparação que ilustra os problemas que podem decorrer desta decisão da União Europeia.
“Imagina entrares no McDonald’s e dizer ‘No interesse de quebras os monopólios, exijo que incluam um prato de sushi de outro restaurante com a minha encomenda’ para ficarem a olhar para ti. O que acontece quando o sushi pedido chega por um entregador ao McDonald’s a partir do restaurante que escolheu? Pode e deve o McDonald’s servir o sushi ao cliente? O entregar era legítimo? O sushi foi preparado em segurança?”, questionou Muffet.
É provável que esta iniciativa da União Europeia seja alvo de mais deliberações ao longo das próximas semanas e meses, pelo que a ficaremos a saber sobre ela nos próximos tempos.
Leia Também: Nova lei europeia pode ditar fim do 'reinado' do WhatsApp e iMessage
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com