Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 22º

República Checa diz ser alvo frequente de ciberataques russos

O Ministério dos Negócios Estrangeiros checo afirmou hoje que Praga tem sido repetidamente alvo de ataques informáticos orquestrados por um grupo com ligações aos serviços secretos militares russos.

República Checa diz ser alvo frequente de ciberataques russos
Notícias ao Minuto

14:46 - 03/05/24 por Lusa

Tech Ciberataque

"Certas instituições checas foram alvo de ciberataques que exploraram uma vulnerabilidade desconhecida do Microsoft Outlook a partir de 2023", declarou o ministério em comunicado.

Também hoje, o Governo alemão convocou o encarregado de negócios da embaixada da Rússia em Berlim depois de ter acusado os serviços secretos russos de um ataque informático, anunciou hoje o executivo de Olaf Scholz.

"É um sinal diplomático claro convocar o encarregado de negócios para deixar claro ao Governo russo que não aceitamos estas ações", disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência francesa AFP.

O alegado ataque ocorreu em 2023, e visou membros do Partido Social-Democrata (SPD), de Scholz, o principal partido da coligação governamental, segundo as autoridades alemãs.

A União Europeia (UE) afirmou hoje que está pronta a responder aos ataques cibernéticos da Rússia contra países europeus nos últimos anos com "toda a gama de medidas" à sua disposição, depois de a Alemanha e a República Checa terem acusado Moscovo de roubar dados do partido social-democrata e ao governo checo.

"A UE está determinada a utilizar toda a gama de medidas para prevenir, parar e responder ao comportamento malicioso da Rússia no ciberespaço", afirmou o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, em comunicado.

Também o Conselho do Atlântico Norte, principal órgão de decisão política da NATO, condenou os ataques cibernéticos cometidos por uma entidade russa contra o SPD alemão e República Checa, por tentarem "minar instituições democráticas".

"Estamos solidários com a Alemanha na sequência da campanha cibernética maliciosa contra um partido político, neste caso o SDP, e contra a República Checa, na sequência das atividades cibernéticas maliciosas contra as suas instituições", afirma o organismo em comunicado.

Em concreto, de acordo com o Conselho do Atlântico Norte, "os Aliados reconhecem que a Alemanha e a República Checa atribuíram a responsabilidade das atividades cibernéticas maliciosas nos seus respetivos países ao agente de ameaça APT28, patrocinado pela Federação Russa, especificamente pela Direção Principal de Informações do Estado-Maior russo".

Além disso, "os Aliados registam também com preocupação que o mesmo agente de ameaça visou outras entidades governamentais nacionais, operadores de infraestruturas críticas e outras entidades em toda a Aliança, nomeadamente na Lituânia, Polónia, Eslováquia e Suécia", refere o principal órgão de decisão política da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Precisamente um dia depois de ter manifestado "profunda preocupação" sobre os ataques híbridos pela Rússia, de desinformação e interferência cibernética, o Conselho do Atlântico Norte diz "condenar veementemente as atividades cibernéticas maliciosas destinadas a minar as nossas instituições democráticas, a segurança nacional e a sociedade livre".

"As atividades cibernéticas maliciosas dirigidas contra a Alemanha e a República Checa sublinham que o ciberespaço é sempre contestado. Os atores das ciberameaças procuram persistentemente desestabilizar a Aliança", adianta a NATO, garantindo empenho para "combater a ameaça cibernética substancial, contínua e crescente".

"Promovemos um ciberespaço livre, aberto, pacífico e seguro. Apelamos a todos os Estados, incluindo a Rússia, para que respeitem as suas obrigações e compromissos internacionais de defesa do direito internacional e atuem no quadro de um comportamento responsável dos Estados no ciberespaço, tal como afirmado por todos os membros das Nações Unidas", afirma ainda a Aliança Atlântica.

Na UE têm-se sucedido os alertas de alegada interferência e desinformação russa, nomeadamente na campanha eleitoral para as eleições europeias, marcadas para 06 a 09 de junho.

Leia Também: Hackers da Coreia do Norte usam nova tática para atacar 'media' e ONGs

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório