Afinal, Elon Musk quer deixar cair processo judicial contra OpenAI
Dono da Tesla e da SpaceX não especificou as razões para ter pedido o arquivamento do caso.
© Reuters
Tech OpenAI
Elon Musk, dono da Tesla e da Space X, deu entrada num tribunal da Califórnia, nos Estados Unidos, de um pedido para arquivar o processo legal que tinha aberto contra a empresa de inteligência artificial OpenAI e o seu líder, Sam Altman.
Segundo a cadeia britânica BBC, Musk não especificou as razões que o levaram a pedir o arquivamento do caso, que se arrasta há vários meses.
O pedido aconteceu, aliás, apenas alguns dias antes de o tribunal ouvir as declarações da OpenAI em prol de ver o caso fechado.
Os advogados de Musk apelaram ao arquivamento "sem prejuízos", no entanto, o processo poderá ser reativado posteriormente.
O caso foi apresentado perante tribunal em fevereiro deste ano, quando o dono da Tesla acusou a OpenAI - que ajudou a fundar em 2015 - de se ter desviado dos seus objetivos altruístas iniciais, focando-se, por outro lado, em gerar dinheiro.
A empresa tecnológica, dedicada à criação de ferramentas de inteligência artificial como a plataforma ChatGPT, argumentou, por sua vez, que Musk tinha apoiado, anteriormente, a ideia de ter uma estrutura com fins lucrativos, sugerindo mesmo uma fusão com a Tesla.
O caso tem gerado polémicas ao longo dos últimos meses e trocas de galhardetes. Esta semana, após a gigante Apple ter revelado uma parceria com a OpenAI para melhorar a função de assistência Siri com o 'chatbot' do ChatGPT, Musk tornou pública a sua opinião na rede social X (antigo Twitter), de que é dono: "A Apple não faz ideia o que acontece quando dás os teus dados à OpenAI. Estão a vender-vos ao desbarato".
It’s patently absurd that Apple isn’t smart enough to make their own AI, yet is somehow capable of ensuring that OpenAI will protect your security & privacy!
— Elon Musk (@elonmusk) June 10, 2024
Apple has no clue what’s actually going on once they hand your data over to OpenAI. They’re selling you down the river.
Na mesma onda, Musk chegou a ameaçar banir os dispositivos da Apple, se a marca "integrar a OpenAI ao nível do sistema operacional". "É uma violação de segurança inaceitável", vaticinou.
Leia Também: ChatGPT sofre 'apagão', mas situação está a ser corrigida
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com