Problemas de Wi-Fi? Eis os 5 maiores obstáculos à internet de sua casa
Podem encontrar-se em praticamente todas as casas.
© Shutterstock
Tech Internet
A localização do router na sua casa costuma ser o principal motivo que explica uma velocidade mais lenta da rede Wi-Fi e uma experiência de menor qualidade na navegação pela internet.
O principal conselho é que o router seja colocado numa localização central da casa mas, ainda assim, pode haver obstáculos a interferir com o sinal da internet. O site Consumer Reports fez uma lista com aqueles que são os principais obstáculos a uma rede Wi-Fi de qualidade.
Pode ficar a conhecer abaixo os elementos da sua casa que tem de levar em conta se não quer ter uma rede Wi-Fi impactada por estes obstáculos.
Paredes
Se vive numa casa mais antiga, com paredes mais grossas, é provável que o sinal de Wi-Fi fique mais fraco quando tenta aceder à internet em outras divisões. Da mesma forma, paredes mestras podem ser um obstáculo em casas mais recentes
Frigorífico
O metal usado em frigoríficos e outros eletrodomésticos podem impactar negativamente a qualidade do sinal Wi-Fi, refletindo-o e impedindo que chegue a dispositivos mais distantes. Canalização e metal nas paredes também pode contribuir para este efeito.
Micro-ondas
Tal como outros eletrodomésticos, o micro-ondas pode causar interferência com o sinal Wi-Fi. No entanto, a frequência a que o micro-ondas pode interferir diretamente com a qualidade da internet.
Aquário
A água absorve a radiação eletromagnética do sinal Wi-Fi. Caso tenha um aquário de grandes dimensões, evite colocar o router nas proximidades.
Os seus vizinhos
Sim, nós sabemos que os vizinhos não estão em sua casa mas, caso viva num prédio com muitas pessoas, a qualidade da sua internet pode ‘sofrer’ com o excesso de redes Wi-Fi. Sugerimos que altere a frequência do seu router para otimizar o sinal.
Leia Também: Teletrabalho? Estes são os piores locais para se ligar a um Wi-Fi público
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com