Meteorologia

  • 14 MAY 2025
Tempo
20º
MIN 11º MÁX 20º

CEO dizia que IA fazia compras. Afinal, eram humanos nas Filipinas

O fundador e ex-CEO da Nate, Albert Saniger, foi agora acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA de ter enganado os investidores.

CEO dizia que IA fazia compras. Afinal, eram humanos nas Filipinas
Notícias ao Minuto

14:06 - 11/04/25 por Miguel Patinha Dias

Tech Fraude

Albert Saniger, fundador e ex-CEO da Nate - uma aplicação de compras que prometia uma experiência de compras universal por via de Inteligência Artificial (IA) - foi acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA de enganar os investidores.

 

Conta o site TechCrunch que, ao invés de as compras serem concretizadas por IA tal como era prometido, a Nate dependia de trabalhadores humanos num ‘call center’ nas Filipinas, que completavam o processo de forma manual. Saniger afirmava que a IA da Nate era capaz de completar as compras “sem intervenção humana” mas, de acordo com a acusação, o nível de automação era efetivamente de 0%.

A Nate foi fundada em 2018 e, desde então, a proposta foi suficientemente atrativa para convencer financiadores e investirem mais de 50 milhões de dólares na empresa.

A acusação refere que a Nate deixou de ter liquidez e foi obrigada a vender os seus ativos em janeiro de 2023, com os investidores a não terem recuperado o dinheiro que haviam investido.

Leia Também: Inteligência Artificial acelera a procura de mundos habitáveis

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório