Procurar

Trocar mensagens sexuais com IA é traição? Inquérito responde

Há cada vez mais pessoas a interagir com ‘bots’ de Inteligência Artificial com o objetivo de terem companhia. Um estudo procura perceber que tipo de interação pode ser considerada uma infidelidade.

Trocar mensagens sexuais com IA é traição? Inquérito responde

© Shutterstock

Nos últimos meses temos assistido ao aumento da tendência de usar ‘bots’ de conversação de Inteligência Artificial para receber conselhos ou simplesmente como companhia, com algumas pessoas a verem estes ‘bots’ também como pares românticos e até “almas gémeas”.

 

Agora, o Instituto Kinsey e o site DatingAdvice.com realizaram um inquérito que revela algumas informações sobre a forma como os utilizadores de ‘bots’ de Inteligência Artificial encaram as relações românicas. Será que trocar mensagens sexuais com um ‘bot’ é traição?

Neste inquérito participaram 2 mil adultos dos EUA e 33% diz que considera uma traição manter uma relação romântica ou trocar mensagens de teor sexual com uma Inteligência Artificial. Desta percentagem, 64% diz que considera estes dois tipos de interação uma infidelidade, 21% diz traição é apenas a troca de mensagens sexuais e 15% selecionou apenas manter relação romântica.

“Entre os que consideram traição ter interações íntimas com um ‘bot’ de Inteligência Artificial, parece que a maioria das pessoas não faz uma distinção entre intimidade emocional e sexual”, afirmou ao Mashable um dos investidores do Instituto Kinsey, Justin Lehmiller. “A maioria vê qualquer tipo de intimidade dirigida a esta tecnologia como passar dos limites”.

A socióloga Jennifer Gunsaullus diz mesmo que os “números refletem a inquietação que muitas pessoas sentem em relação ao que conta como intimidade” numa altura em que há uma maior disseminação de Inteligência Artificial.

“Pode ser difícil para nós saber como categorizar interações com Inteligência Artificial porque confundem os limites entre fantasia, pronografia e emoções que sentimos em relações humanas verdadeiras”, apontou Gunsaullus.

O inquérito perguntou também que outras atividades online é que podem ser consideradas traições, com 45% a apontar para o envio de dinheiro para modelos de ‘webcam’, 36% a indicar se o(a) parceiro(a) mantivesse conversas com modelos de ‘webcam’ e 33% se o parceiro(a) subscreve uma página na plataforma OnlyFans.

Mais ainda, 72% disse que consideraria uma traição se o(a) parceiro(a) enviasse mensagens sexuais a outra pessoa e 13% apontou para fazer ‘gostos’ em páginas de pessoas atraentes nas redes sociais.

Leia Também: ChatGPT estreia mecanismo de controlo parental após morte de adolescente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10