A Apple lançou esta semana o iOS 26, a nova grande atualização para o sistema operativo dos seus telemóveis que já se encontra disponível para todos os iPhones elegíveis.
Entretanto, muitos dos utilizadores do iPhone podem achar estranho que o sistema operativo do telemóvel passe da versão iOS 18 para o iOS 26 e, nesse caso, conseguimos dizer-lhe que está tudo bem com o seu dispositivo móvel e que não há qualquer erro com a atualização que foi lançada no começo da semana.
Como conta o site 9to5mac, a decisão da Apple de decidir lançar o iOS 26 ao invés do que seria o iOS 19 prende-se sobretudo com ‘marketing’ e possivelmente com o desejo de tornar mais simples os nomes de todos os seus sistemas operativos.
Sim, o iOS não foi o único sistema operativo da Apple que teve uma alteração de nome uma vez que o iPadOS 19 passou a ser o iPadOS 26, o watchOS 11 passou a ser o watchOS 26, o masOS 15 passou a macOS 26, o visionOS 3 transformou-se no VisionOS 26 e o tvOS 19 é agora o tvOS 26.
O objetivo da Apple foi escolher uma nomenclatura para as atualizações dos seus sistemas operativos que corresponda ao calendário em que ficaram disponíveis.
Pode agora apontar que, dado que o iOS 26 foi lançado em 2025, se deveria chamar iOS 25 mas, se levar em conta que a versão mais recente do iOS ficará disponível por um período maior de 2026 do que 2025 - tipicamente nove de doze meses - faz sentido que a Apple tenha decidido seguir por esta via.
Serve sublinhar que esta abordagem não é única da Apple e pode encontrar-se, por exemplo, nos videojogos de desporto que são lançados todos os anos - como é o caso do já disponível ‘NBA 2K26’ e de ‘EA Sports FC 26’ que será lançado no final deste mês.
Leia Também: Apple tem mais para revelar nos próximos meses. Saiba tudo