Autocarros de Coimbra vão ter acesso gratuito à internet
A Câmara de Coimbra vai "disponibilizar, pela primeira vez, internet gratuita nos autocarros" dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e quase quadruplicar os pontos de acesso da 'rede Wi-Fi fixa Coimbra+'.
© iStock
Tech Wi-Fi
Para isso, o município prevê "adquirir um total de 220 novos 'hotspots' -- 70 fixos e 150 para as viaturas dos SMTUC" --, anunciou hoje a autarquia, adiantando que a proposta nesse sentido vai ser debatida e votada na próxima reunião do executivo municipal, agendada para segunda-feira.
O projeto de dotar os autocarros dos transportes urbanos de internet e de aumentar a 'rede fixa Wi-Fi Coimbra+' envolve "um custo total estimado de 512 mil euros", incluindo IVA (imposto sobre o valor acrescentado), revela a Câmara numa nota enviada hoje à agência Lusa.
De acordo com a mesma nota, a Câmara deverá candidatar o projeto a financiamento do Programa Valorizar/Linha de Apoio à disponibilização de redes Wi-Fi do Turismo de Portugal.
Coimbra dispõe, desde 25 de abril de 2015, da rede Wi-Fi de acesso gratuito à internet 'Coimbra+', "dotada de 24 pontos de acesso, colocados essencialmente no centro da cidade", recorda a autarquia, sublinhando que, "atualmente, esta rede conta já com mais de 130 mil utilizadores registados, sendo que os estrangeiros ultrapassam os 24% e os turistas rondam os 30%".
Com este projeto, o município pretende "melhorar a qualidade" do serviço 'Coimbra+' e, ao mesmo tempo, alargar a sua "área de cobertura a outros locais de interesse cultural e turístico", incluindo as sedes das uniões de freguesia e das antigas freguesias do concelho, além de, por outro lado, "oferecer este serviço aos utilizadores dos SMTUC", que inclui "geolocalização das viaturas por GPS".
"A compra destes 220 novos 'hotspots'" servirá, designadamente, para "promover o turismo, a cultura e o comércio, permitindo acesso rápido e simples, dos turistas e das populações, a conteúdos informativos", sustenta a Câmara de Coimbra.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com