Wikipedia continuará bloqueada na Turquia
Um tribunal turco rejeitou hoje o pedido da fundação Wikimedia para levantamento do bloqueio do acesso à enciclopédia online Wikipedia na Turquia, avançou a agência de notícias turca pró-governo Anadolu.
© Reuters
Tech Acesso
O acesso à Wikipedia, um dos sites mais consultados de todo o mundo, foi bloqueado no sábado pelas autoridades turcas, que exigem a retirada de alguns artigos da enciclopédia que estabelecem uma ligação entre a Turquia e organizações extremistas.
A fundação Wikimedia, que administra vários sites, entre os quais a Wikipedia, tinha interposto um recurso na terça-feira que foi entretanto rejeitado por um tribunal de Ancara, noticiou a Anadolu sem avançar mais detalhes.
Desde sábado, só é possível aceder-se à Wikipedia na Turquia através de um acesso VPN (rede privada de acesso virtual).
Na quarta-feira, o diretor da Autoridade das Tecnologias de Comunicação e de Informação (BTK), Ömer Fatih Sayan, anunciou que o acesso à Wikipedia continuará bloqueado na Turquia enquanto as decisões judiciais que exigem a retirada de artigos considerados falsos por Ancara não forem aplicadas.
De acordo com a Anadolu, as autoridades turcas decidiram bloquear o acesso ao site, depois de a Wikipedia se recusar a retirar os artigos nos quais a Turquia seria "colocada no mesmo plano" que grupos extremistas e acusada de "colaborar" com estes.
Entretanto, o município de Istambul anulou na terça-feira o convite enviado ao fundador da Wikipedia, Jimmy Walles, para participar num fórum sobre cidades inteligentes.
No sábado, em reação ao bloqueio da Wikipedia, Jimmy Walles escreveu na rede social Twitter que "o acesso à informação é um direito humano fundamental". "Povo turco, estarei sempre ao vosso lado para defender este direito", escreveu ainda.
Alguns críticos, incluindo militantes curdos, acusam Ancara de, por vezes, colaborar com os jihadistas na Síria, alegação fortemente rejeitada pelas autoridades turcas.
A Wikipedia é uma espécie de enciclopédia 'online', que se apresenta como um meio para fornecer "conteúdo livre, objetivo e verificável, que todos possam editar e melhorar".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com