Oben: A startup que quer dar vida (eterna) ao seu 'eu digital'
Esta empresa quer assegurar que o seu ‘eu digital’ fará a sua vez quando não lhe for possível.
© Reprodução Facebook Oben
Tech Avatar
Nikhil Jain é o homem que desde há três anos fundou e trabalha na startup Oben, uma empresa que está a tentar criar uma identidade digital que possa, em momentos-chave, fazer, por assim dizer, a sua vez.
A empresa tem sede em Pasadena, na Califórnia, e, conta o site Tecnology Reviews, está empenhada em, através de clipes de voz e imagens virtualizadas do utilizador, criar um ‘eu digital’ capaz de interagir com um interlocutor tal como se estivesse na presença da pessoa verdadira.
Como e quando tem aplicação? Ora bem, imagine uma situação tão simples como a leitura de uma história para os seus filhos. Não está a horas em casa? Esta aplicação promete devolver uma réplica fiel, ainda que aproximada, de si.
Porém, a aplicação poderá ser utilizada de forma ainda mais abrangente. Imagine agora o seu ídolo, cantor ou desportista preferido, já falecido, mas … não. Através desta aplicação seria possível, por exemplo, recriá-lo.
Para já, Jain e os seus colaboradores desenvolveram apenas a funcionalidade para o seu rosto e para criar este seu ‘eu digital’, precisam apenas de uma fotografia e de 20 minutos de leitura – gravada -, leitura essa com palavras selecionadas de forma a tornar o vocabulário abrangente.
Conta o responsável pela reportagem que as possibilidades são infinitas, mas que, surpreenda-se, mesmo com apenas este trecho de 20 minutos é possível pôr qualquer pessoa a cantar…
Por agora ainda não há data concreta para o lançamento oficial da aplicação, mas, prometem os criadores, até ao final do ano deverá estar disponível ao público.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com