Steve Jobs queria um iPhone diferente mas ideia ficou pelo caminho
Se o fundador da Apple tivesse levado a sua avante um dos dispositivo mais influentes dos últimos anos poderia ter sido diferente.
© Reuters
Tech Influência
Quando se fala do iPhone a opinião consensual é que se trata de um dos dispositivos eletrónicos mais influentes de sempre. Desde a forma, ao ecrã, passando pela interface e até ao design, não há dúvidas que praticamente todos os smartphones de hoje em dia estão relacionados com o iPhone original.
É também provável que ainda relacione o sucesso do iPhone a Steve Jobs mas, o que provavelmente não sabe, é que o dispositivo seria marcadamente diferente se o icónico fundador da Apple tivesse levado avante toda as suas intenções.
Um designer que trabalhou quase 20 anos na ‘empresa da maçã’, Imran Chaudhri, conta que Jobs tinha intenções de adicionar um botão na face traseira do iPhone, algo que faria com que ficasse muito mais parecido aos smartphones Android de hoje em dia. Este seria assim um segundo botão no smartphone e que deitaria por terra a ideia de um dispositivo com apenas um botão utilizado sobretudo através do ecrã.
“É uma questão de confiança. As pessoas tinham de conseguir confiar no dispositivo para fazer o que queriam. Parte do problema com outros telemóveis eram funcionalidades que estavam enterradas em menus que eram demasiado complexos”, conta Chaudhri no livro ‘The One Device: The Secret History of the iPhone’ de Brian Merchant.
O tema de integrar ou não este segundo botão terá gerado uma discussão entre Chaudhri e Jobs, com o primeiro a ter saído ‘vencedor’. Como nota o BGR fica a noção que o desenvolvimento do iPhone original foi o resultado de uma equipa inteira e não criação de apenas uma pessoa como muitas vezes se costuma acreditar.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com