Startup está a desenvolver projeto que pretende recriar e traduzir voz
Já imaginou uma tecnologia que recriasse a sua voz e a traduzisse, para qualquer língua, em tempo real? A BabelOn está a trabalhar na ideia.
© iStock
Tech BabelON
O processo de criar, artificialmente, a voz humana já é antigo. Mas já imaginou como seria uma tecnologia que permitisse recriar a sua voz e traduzi-la para qualquer língua?
Esta é a ideia que está a ser desenvolvida pela BabelOn, uma startup de San Francisco, nos Estados Unidos, conta o Engadget.
A empresa tem como objetivo criar um programa, com ajuda de um hardware personalizado, capaz de analisar a produção da voz – através de fatores como a forma como a voz sai do peito e da garganta ou como a boca se move – para que depois seja possível traduzi-la para qualquer língua.
O projeto ainda está numa fase embrionária e a startup ainda não tem qualquer cliente. Inicialmente, a ideia é que a nova tecnologia seja utilizada na tradução de filmes ou de videojogos mas, no futuro, pretende alargar a ideia para a tradução em tempo real.
Para já, a startup está a focar-se na tradução para inglês, francês, alemão, mandarim, japonês e hindi. E, como não poderia deixar de ser, o português também faz parte dos planos. Outras línguas deverão ser acrescentadas ao longo do tempo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com