Acreditava ter descoberto um novo corpo celeste. Afinal, era apenas Marte
Não é fácil ser um astrónomo.
© DR
Tech Astronomia
Peter Dunsby, professor de Cosmologia na Universidade do Cabo, acreditava ter observado um corpo celeste novo entre a nebulosa Trífida e Laguna e, pensando ser o seu momento de glória, apressou-se a partilhar a descoberta com a comunidade do Astronomers Telegram. Pois bem, parece que Dunsby podia ter tomado mais atenção e evitava assim a paródia pública que se seguiu.
Como conta o BGR, o corpo celeste que Dunsby observou era, afinal, Marte.
"O objeto era visível durante o tempo em que a observação durou e não tinha sido visto quando esse campo foi previamente observado. Recomenda-se fazer observações mais detalhadas para estabelecer a natureza desse objeto óptico muito brilhante", pode ler-se na publicação de Dunsby feita na plataforma.
Bastaram 40 minutos para o corpo celeste ter sido identificado como Marte, o momento que fez com que fosse atribuído um certificado muito ‘especial’ a Dunsby através do Twitter (abaixo): “Pela descoberta de Marte. Parabéns professor Peter Dunsby”.
O teor irónico da mensagem é claro mas, concedendo que cometeu um lapso, Dunsby respondeu à publicação (também abaixo) com bom humor.
For Discovery of Mars. Congratulations, Prof. Peter Dunsby! cc @peterdunsby Re: https://t.co/BXhOMQeSxN pic.twitter.com/JCnJyDJqBi
— ATel (@astronomerstel) 20 de março de 2018
Ok ok .... very funny.
— peterdunsby (@peterdunsby) 20 de março de 2018
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com