Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

bZ4X é o novo elétrico que marca o início de uma era na Toyota

É o primeiro integrante da submarca da Toyota, a 'beyond Zero'.

Notícias ao Minuto

08:41 - 29/10/21 por Notícias ao Minuto

Auto Toyota

A Toyota deu início a um novo capítulo na sua história e apresentou ao mundo o seu mais recente automóvel elétrico, o bZ4X, o primeiro da nova família entre os modelos de zero emissões e que é o primeiro integrante da submarca 'beyond Zero'.

No design vemos claramente um 'romper' com aquilo que tem sido feito pela Toyota até aqui. Simplista, as luzes colocada numa linha horizontal muito fina, as cavas das rodas com grandes molduras, enquanto na traseira as luzes combinam com as frontais, unidas numa linha horizontal de pequenas dimensões. Basta olhar para o bZ4X para percebermos que é um 100% elétrico.

No interior não falta tecnologia e o painel de instrumentos, que possuiu um ecrã de sete polegadas, é 100% digital. Na consola central, o sistema de infoentretenimento é disposto na horizontal e este é o primeiro Toyota de produção a apresentar o sistema de direção por cabo (One Motion Grip). Esta tecnologia dispensa a conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras e isso faz com que haja mais espaço para as pernas. Além disso, como não há conexões físicas, as vibrações desnecessárias dos pneus são suprimidas.

O bZ4X traz outra novidade, que é opcional. Se pretender poderá ter um teto com painel solar, que permite captar energia solar e gerar eletricidade para recarregar a bateria. Tanto pode ser usado com o veículo ligado como desligado e, na melhor das hipóteses, segundo a Toyota, pode acumular energia suficiente ao longo de um ano para conduzir 1.800 quilómetros. No que diz respeito às ajudas de condução, o novo Toyota bZ4X traz consigo a terceira geração do sistema Toyota Safety Sense.

Passando ao motor elétrico e bateria, vamos aos números. A versão de tração dianteira do novo bZ4X tem um motor de 150 kW (204 cv) e 265 Nm de binário máximo. Em termos de desempenho, pode ir dos 0 aos 100 km/h em 8,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160 km/h.

Já a versão com tração integral terá uma potência de 160 kW (218 cv) e 336 Nm de binário máximo. Dos 0 aos 100 km/h cumpre em 7,7 segundos, e a sua velocidade máxima é também de 160 km/h. O modelo de tração integral possui motores independentes de 80 kW nos eixos dianteiro e traseiro.

Ambas as versões terão uma autonomia máxima de 450 km, segundo o ciclo WLTP, graças à bateria de íon-lítio de 71,4 kWh, que pode ser recarregada até 80% em cerca de 30 minutos com um sistema de carregamento rápido de 150 kW (CCS2). A partir do quarto trimestre de 2022, um novo carregador trifásico de 11 kW estará disponível na gama bZ4X.

A apresentação oficial do Toyota bZ4X na Europa só acontece a 2 de dezembro, mas ao que tudo indica este novo elétrico já poderá ser encomendado no início do próximo ano.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório