Veículo elétrico incendiou-se no Chrysler Tech Center, em Detroit
Os incidentes relacionados com incêndios em elétricos são raros.
© Getty Images
Auto Insólito
Os veículos elétricos são conhecidos por terem menos probabilidades de se incendiarem do que os veículos a gasolina. Dito isto, dois dos três grandes fabricantes de automóveis de Detroit tiveram incêndios em fábricas relacionados com veículos elétricos nos últimos meses e o terceiro teve de interromper a produção de um modelo popular para resolver um problema de incêndio na bateria.
A Stellantis comunicou um incêndio no seu Centro Tecnológico da Chrysler, na área de Detroit em novembro do ano passado, mas só agora foi revelado que estava relacionado com um protótipo de VE. A Automotive News informou que o incêndio de 19 de novembro teve origem num veículo estacionado num elevador. "As equipas dirigiram-se para o veículo e encontraram-no com um incêndio ativo debaixo do veículo e debaixo do capô", referiu, citando um relatório.
Os bombeiros e os funcionários retiraram o veículo com uma empilhadora e não se registaram feridos ou danos estruturais. As autoridades ainda não sabem a causa exata do incêndio, mas o relatório indicava que os trabalhadores acreditavam que poderia estar relacionado com um problema no líquido de refrigeração.
A rival General Motors suspendeu a produção em Detroit-Hamtramck em dezembro devido a um incêndio. A fábrica produz ambas as formas do GMC Hummer EV e do Chevrolet Silverado EV. Esse incêndio ainda está a ser investigado, mas os primeiros relatórios apontam para que a causa tenha sido uma empilhadora que perfurou um contentor de materiais de bateria.
No início de 2023, a Ford teve de encerrar a produção do F-150 Lightning depois de a pickup eléctrica se ter incendiado num parque de estacionamento. A Blue Oval trabalhou com o seu fornecedor de baterias para rever a produção de células e resolver o problema.
Embora seja menos provável que ocorram, os incêndios em VEs podem ser muito mais difíceis de extinguir do que os incêndios em veículos a gás. As células da bateria podem sofrer uma fuga térmica, uma reação acelerada que pode causar um rápido aumento da temperatura e da intensidade do incêndio. Sabe-se que os incêndios de veículos elétricos necessitam de milhares de litros de água para serem extintos, o que dificulta o trabalho dos bombeiros.
Leia Também: Quattroporte elétrico suspenso pela Maserati
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com