A tempestade Dana já matou mais de 50 pessoas em Valência e deixou dezenas de pessoas desaparecidas. Os estragos são, neste momento, incalculáveis e alguns vídeos parecem saídos de um filme apocalíptico.
A situação não está fácil e as próprias imediações do Circuito Ricardo Tormo foram afetadas, o que coloca em causa a realização do Grande Prémio da Comunidade Valenciana, daqui a duas semanas.
Esta seria a última prova do campeonato e a Dorna, entidade que gere o Mundial de MotoGP, não quer exercer pressão extra às autoridades locais. Com tudo o que se está a passar, organizar um evento onde se esperam mais de 100.000 pessoas deverá ser uma das últimas preocupações em Valência.
Thoughts are with everyone in Spain and the Valencia region after the devastating floods.
— Crash MotoGP (@crash_motogp) October 30, 2024
This is the entrance to the Ricardo Tormo circuit.
pic.twitter.com/eV1Ub1LWqd
É por isso que os responsáveis da Dorna deverão reunir este fim de semana para encontrar uma solução. Recorde-se que neste fim de semana decorre o Grande Prémio da Malásia, a penúltima prova do Mundial.
Permanecer na Malásia ou ir para um circuito perto de Valência pode ser solução. Neste sentido, tentámos perceber se o Autódromo Internacional do Algarve já foi contactado para a possibilidade de receber o último Grande Prémio de 2024 e a possível coroação do campeão mundial. Segundo conseguimos apurar, o circuito de Portimão ainda não recebeu qualquer contacto com vista à possibilidade de realizar em solo português a última prova do ano.
Porém, a unidade hoteleira onde os responsáveis da Dorna e das equipas costumam ficar hospedados recebeu um pedido de disponibilidade para inúmeros quartos... na semana para a qual está agendada o último Grande Prémio do Mundial de MotoGP em 2024. O pedido não foi feito em nome da Dorna, mas pode indiciar que a organização equaciona vir para Portugal.
[Notícia atualizada às 13h06]