Vêm aí meia centena de postos de carregamento para carros elétricos
Medida foi anunciada pelo ministro do Ambiente. Hoje, há pouco mais de mil postos de carregamento para carros elétricos, muitos deles degradados.
© Wikimedia Commons
Auto Circulação
O Executivo implementou uma medida que vem acompanhar o crescimento do mercado de veículos elétricos em Portugal. Até ao final de 2015, deverão ser instaladas no país 49 estações de carregamento elétrico rápido.
Segundo avançou o ministro do Ambiente ao Expresso, os postos ficarão espalhados pelo território nacional, sendo 15 destinados a cidades e 34 a autoestradas.
“Passa a ser possível ir de Vila Real de Santo António a Bragança ou de Lisboa a Castelo Branco sem correr o risco de ficar pelo caminho”, congratulou-se Jorge Moreira da Silva, em declarações ao semanário.
Mas há outro aspeto a registar: estas estações permitirão carregar os veículos em 30 minutos, ao invés das seis a sete horas necessárias de carga nos postos convencionais.
O que o Governo pretende por em prática é a reconversão de postos de Mobi.E convencionais já instalados, “seguindo uma estratégia de liberalizar a rede de carregamento na via pública, transferindo para as câmaras municipais e para estações de serviço a gestão e manutenção”.
A medida foi bem recebida pelas fabricantes de automóveis, tendo em conta que Portugal dispõe atualmente de pouco mais de mil pontos Mobi. E, muitos deles em estado degradado e mal distribuídas territorialmente.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com