Noruega é líder mundial na quota de mercado de carros elétricos
Os carros elétricos representam quase um em cada cinco novos veículos registados na Noruega em 2015, uma quota de mercado incomparável à de qualquer outro país e que resulta dos incentivos para a aquisição destes veículos.
© Wikimedia Commons
Auto 2015
Dos 150.700 novos automóveis registados em nome de particulares no país escandinavo o ano passado, quase 26.000 foram veículos com zero emissões de gases poluentes e deste total a larga maioria foram carros elétricos, tendo sido registados apenas nove veículos movidos a hidrogénio, revelou o Conselho de Informações para o Trânsito Rodoviário.
Com estas aquisições, a quota de mercado dos carros elétricos atingiu os 17,1% em 2015 no país, uma subida face aos 12,5% de 2014.
"A Noruega tem um papel incrivelmente importante. É a Estrela do Norte para o que está a acontecer no resto do mundo" nesta área, declarou Christina Bu, da Associação Norueguesa para os Carros Elétricos.
O país escandinavo - que, ironicamente, dispõe de uma assinalável riqueza proveniente das suas reservas de petróleo e gás no Mar do Norte - oferece fortes incentivos à compra de veículos não poluentes.
Enquanto os carros tradicionais são fortemente tributados, os proprietários de carros elétricos beneficiam de isenções fiscais quase totais, o que torna o preço destes veículos muito competitivo.
A versão elétrica do Volkswagen Golf - o mais popular carro de zero emissões vendido na Noruega em 2015 - custa 254.000 coroas (26.350 euros), tornando-se bastante mais barata do que a versão equivalente a gasóleo, que custa 327.000 coroas (33.923 euros).
Graças às reduções de impostos, cerca de dois terços dos Golfs elétricos da Volkswagen são vendidos na Noruega, país que é também o segundo maior mercado (apenas antecedido pelos EUA) para o Tesla S, veículo de luxo norte-americano agora frequente nas ruas de Oslo.
Os proprietários de carros elétricos também desfrutam de outras regalias, como isenções no pagamento de portagens, e, sob certas condições, utilização dos corredores dos transportes coletivos e estacionamento gratuito.
Oslo prepara-se também para inaugurar aquele que deverá ser o maior parque de estacionamento para carros elétricos do mundo, com 86 estações de recarga de utilização gratuita.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com